Foto: Divulgação
Dois aviões Antonov AN-12, modelo fabricado na época da União Soviética, vão aterrissar nesta terça-feira (21), no Brasil, após um primeiro exemplar ter voado a outros dois terminais no país na semana passada.
Os dois aviões vão aterrissar no SJK Airport – Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, por volta das 16h, com intervalo de cerca de meia hora.
Enquanto o primeiro, da companhia ucraniana Cavok Air, passou por Recife (PE) e Rio de Janeiro (RJ), trazendo à capital fluminense carga para a indústria petrolífera, estes outros dois aviões soviéticos. Dessa vez da também ucraniana Ukraine Air Alliance, vem direto a São José dos Campos, para trazer à “capital da aviação nacional” carga para a Embraer.
Já na sexta-feira (24), será a vez do aeroporto receber um Boeing 767 da Air Canada. A companhia aérea canadense havia encerrado o transporte de carga com esse tipo de aeronave, mas retomou recentemente as operações com o aquecimento global do mercado. A operação conjunta dos três aviões trará cargas especiais sob encomendada Embraer.