Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 30/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

30/09/2024 11:29

Banda da Fundhas vira patrimônio cultural de São José

Foto: PMSJC

Uma cerimônia no auditório da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) nesta sexta-feira (24) celebrou um projeto de Lei, aprovado pelo Executivo, que torna a Banda da Fundhas patrimônio cultural de São José dos Campos.

Criada na década de 80, a banda é um projeto voltado para educação, disciplina, trabalho em equipe e emancipação dos jovens.

Vencedora de diversos prêmios de expressão estadual e nacional, a banda conta com 100 adolescentes entre 9 e 18 anos e mais de 40 instrumentos.

Flávio Messias, gestor do Centro de Desenvolvimento Artístico da Fundhas, enfatizou a importância desse reconhecimento. “É um dia especial, um marco na história da banda. Não só para os alunos que agora participam, mas também para toda uma geração que passou pela Fundhas”, conta.

“Demonstra que a banda é valorizada na cidade, um grande incentivo para continuarmos os trabalhos”, afirmou Christian Guerrero, maestro da banda.

Fanfarra

Iniciada na década de 80, a então Fanfarra passou por períodos de inatividade, ressurgindo com vigor em 2011 e consolidando-se como uma referência musical e coreográfica.

Desde sua reativação, a Fanfarra da Fundhas acumulou diversas conquistas em campeonatos locais e nacionais, destacando-se como campeã nacional na Categoria Fanfarra Simples Marcial Infantil, entre outros títulos.

Ao longo dos anos, a Fanfarra passou por mudanças estruturais, como a transição para ser denominada Banda devido à inclusão de novos instrumentos e o fortalecimento de parcerias com entidades como a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, impulsionando sua presença em concursos e eventos.

Em 2022, a Banda conquistou o título de Campeã Nacional da Liga de Bandas e Fanfarras, consolidando-se como uma das principais representantes do cenário musical brasileiro.

Veja também