Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 17/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

17/09/2024 02:43

Black Friday 2022: O que você precisa saber?

Com mais um ano chegando ao fim, mais uma Black Friday está se aproximando. Neste ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, sexta-feira. A data comemorativa de origem americana começou há poucos anos a ser comemorada no Brasil, visando aquecer o mercado de compra e venda no país. Com o intuito de promover descontos tidos como ‘imperdíveis’, é importante pesquisar com atenção e sabedoria para não cair em ciladas. Leia abaixo o que de mais importante você precisa saber sobre a Black Friday!

Significado

A Black Friday, ou ‘sexta-feira negra’, é oriunda dos Estados Unidos. A data é comemorada um dia após a comemoração do ‘Dia de Ação de Graças’ – thanksgiving, em inglês. A data era comemorada na quarta quinta-feira do mês de novembro, na região da Nova Inglaterra, sob a forma de festivais cristãos em agradecimento pelas boas colheitas realizadas no ano. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é comemorado no outono (do hemisfério norte), após a colheita ter sido recolhida. Registos apontam que as primeiras celebrações datam do século XVII.

Ao longo do tempo, mesmo sem ser considerado de fato feriado, o Dia de Ação de Graças era comemorado em diversos estados americanos como Nova York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças.

Porém, em 1939, o então presidente americano, Franklin Delano Roosevelt, instituiu que este dia seria celebrado na terceira semana de novembro, a fim de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal, sendo celebrado desta maneira até os dias de hoje.

A data também remonta ao conhecido ‘Turkey Day’, o ‘Dia do Peru’, em português. Neste dia, a ave é geralmente servida como prato principal nas reuniões de família. Tanto nos Estados Unidos e no Canadá, Dia de Ação de Graças é geralmente um dia quando as pessoas usam seu tempo livre para estar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, orações e missas.

Black Friday - Ação de Graças

Black Friday – Sinônimo de grandes descontos

Nos Eua, até antes das décadas de 1980 e 1990, a sexta-feira marcada por liquidações não era conhecida pelo nome de “Black Friday”, pois essa expressão só se popularizou a partir dessas duas décadas no país. Atualmente, ela é o dia de maior compra por parte dos consumidores estadunidenses.

A data se popularizou pelo país norte-americano e virou sinônimo de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.”

Nos Estados Unidos, os preços realmente tendem a ser tidos como ‘imperdíveis’. Muitos cidadãos americanos economizam seus salários e demais rendas para comprar produtos mais caros nesta época do ano. As lojas geralmente ficam lotadas, e por conta da alta demanda, não é raro ver produtos sendo disputados pelos consumidores nos negócios, supermercados, e estabelecimentos em geral que participam da Black Friday. Existem produtos que chegam a ter 80% de descontos nas lojas.

Black Friday
EPA/SEBASTIAO MOREIRA

Black Friday no Brasil

Em nosso país, a comemoração da Black Friday surgiu em 2010, trazida por alguns empresários para o Brasil, tentando inovar em suas estratégias de vendas. Porém, ainda naquele ano, a repercussão foi tímida. O termo ainda não era familiar para os brasileiros, até mesmo porque não tem uma representação histórica no país, como existe para os Estados Unidos.

Focada simplesmente em ser sinônimo de preços mais baixos, a Black Friday começou a cair no gosto do brasileiro poucos anos depois, quando em 2012, mais lojas aderiram à campanha, que desta vez foi abraçada pelos gigantes do varejo. A partir daí, todos os anos mais empreendimentos estão participando da Black. Não é raro encontrar comércios locais que também entram na campanha e promovem descontos.

Black Friday

Mesmo sendo comum a participação de grandes tipos de variedades de comércios, prestadores de serviços e varejistas, os principais produtos procurados na Black Friday são os eletrodomésticos e eletrônicos. Esse grupo de aparelhos já são conhecidos por serem os mais custosos para se adquirir, como geladeira, fogão, lavadora, entre outros. Na parte de eletrônicos em geral, celulares, notebooks, videogames, televisões, tablets, e outros dispositivos, são os mais buscados nesta data.

Black Fraude

Mesmo se consolidando ao longo do tempo como o ‘dia de se pagar barato’, a Black Friday não escapou de oportunistas utilizarem o nome da data para conceder falsos descontos e cometerem outras ilegalidades. O termo pegou e é conhecido como Black Fraude.

Esta situação se deu após muitos institutos de pesquisa notarem a alteração relevante de preços no período pré-Black Friday, aumento este que poderia chegar aos 70%. Assim, chegando próximo a data, os lojistas anunciavam uma queda repentina do preço, mas que não refletia num desconto real, e sim a uma queda que pareça ser uma boa oportunidade de compra, após o aumento repentino de valor. Essa prática ficou conhecida como ‘tudo pela metade do dobro’, fazendo com que os consumidores precisassem pesquisar mais e monitorar os preços para evitarem cair em falsos descontos.

Outro fator importante para ser levado em consideração é a grande demora nas entregas das encomendas. Com a Black Friday, é natural o grande aumento nas compras e vendas, resultando em maior demanda na logística dos Correios e outras transportadoras. Entretanto, é importante monitorar as etapas da entrega para não deixar com que seu produto leve tempo demais para ser entregue, principalmente se ele for um presente importante, ou um objeto realmente necessário, que deva chegar à sua residência com certa urgência.

Como fazer um bom negócio?

Em suma, para fazer um bom negócio na Black Friday é preciso cautela e atenção. Não adianta comprar por impulso e principalmente sem pesquisar antes, para comparar os preços e realmente conferir se a compra é vantajosa. Portanto, além de acompanhar o valor do produto meses antes, é de suma importância a conferência do CNPJ da empresa no site da Receita Federal ou do Reclame Aqui. Assim você pode comprar com maior tranquilidade após observar os dados nas plataformas e gastar de forma consciente o seu dinheiro!

Boas compras no próximo dia 25 de novembro!

 

com informações do portal Brasil Escola, Serasa e Cultura Inglesa.

Fotos: Reprodução.

Veja também