Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 27/12/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

27/12/2024 05:09

Caçapava avançou no turismo e sobe para Categoria B no Mapa do Turismo Brasileiro

Foto: PMC

Caçapava alcançou um marco importante ao subir da Categoria E para a Categoria B na Categorização dos Municípios Turísticos Brasileiros. O avanço é resultado do trabalho desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – Departamento de Turismo, que tem foco na profissionalização, capacitação e reestruturação do setor turístico local, com destaque para melhorias em estabelecimentos como bares e restaurantes.

A Categorização, elaborada pelo Ministério do Turismo, é uma ferramenta que avalia o desempenho econômico do setor turístico em municípios presente no Mapa do Turismo Brasileiro.

De acordo com o Ministério, “esse instrumento, previsto como uma estratégia de implementação do Programa de Regionalização do Turismo, permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades dos municípios brasileiros”.

A categorização foi feita pela equipe do Ministério do Turismo. Devido à quantidade de municípios inseridos nas 291 regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro (2.175), foram utilizados dados já existentes, disponíveis para todo o Brasil, que pudessem ser atualizados periodicamente e que traduzissem a economia do turismo. A partir daí se chegou a quatro variáveis que foram cruzadas em uma análise de cluster e deram origem a cinco categorias de municípios (A, B, C, D e E).

Caçapava faz parte da região turística Rios do Vale, ao lado de municípios como Jacareí, Paraibuna, Santa Branca e Taubaté.

Ainda conforme o Ministério, “no processo de construção da metodologia de categorização, o MTur aproveitou as experiências de vários estados que já haviam desenvolvido instrumentos similares e possibilitou a discussão e a contribuição de órgãos estaduais e municipais de turismo e seus colegiados de assessoramento”.

Os dados levam em conta aspectos como o fluxo turístico no município, incluindo fluxo doméstico e internacional, além do número de estabelecimentos, empregos gerados e a quantidade de arrecadação de impostos.

Veja também