A reportagem do portal Trânsito Aberto esteve na noite de domingo visitando o LEV Altos de Santana II, que fica na Avenida Gilda Parente Greco, 95. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, entre 7h e 18h., e flagrou uma grande quantidade de materiais descartados de forma irregular a partir da noite de sábado e durante todo o domingo (14), quando o local fica fechado ao público. Durante a nossa visita, o local apresentava mau cheiro devido ao abandono de animais mortos, contrariando as orientações da Prefeitura.
Nossa reportagem conversou com algumas pessoas que estavam trabalhando na noite de domingo, na coleta desses materiais abandonados pela população fora do horário estabelecido para os devidos descartes. Elas disseram que todo final de semana é assim mesmo, a quantidade de material jogado na calçada é muito grande, mas que na segunda-feira os funcionários da prefeitura recolhem tudo e os organiza para dar o destino correto.
Os catadores, que preferiram não se identificar, sugeriram que a Prefeitura de Jacareí implante um LEV no bairro Cidade Salvador, para atender aos moradores desse bairro e outros bairros do entorno.
A nossa reportagem também observou o mato alto em toda aquela região, o que pode colaborar com a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
Segunda-feira, às 9 horas, tudo já estava limpo
O portal Trânsito Aberto retornou ao LEV Altos de Santana, por volta de 9 horas da manhã desta segunda (15) de surpresa, e o local já estava muito limpo, com todo o lixo recolhido e organizado no interior do LEV. Pena que a população não colabora com o poder público e o poder público, por sua vez, não atua como deveria para coibir esse tipo de ação por parte de uma minoria da população que não colabora para deixar a cidade mais limpa e organizada.
Entramos em contato com a Prefeitura que deu a seguinte declaração:
“A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente & Zeladoria Urbana (SMAZU), reforça que mantém 10 Locais de Entrega Voluntária (LEVs) abertos de segunda a sábado.
Inclusive, uma unidade na Rua Bom Jesus, 500, e que atende o bairro Cidade Salvador e região, aberto 12 horas por dia durante a semana, entre 8h e 19h; e 11 horas interruptas aos sábados, entre 7h e 18h.
Já sobre a limpeza da área citada na reportagem, vale destacar que ela acontece rotineiramente, como constatada. A SMAZU reforça a importância da população também fazer a sua parte, não descartando material aos domingos ou fora do horário de funcionamento do LEV, em especial neste momento de combate à dengue. Tal prática configura crime ambiental.
Em atenção à demanda dos munícipes, a Prefeitura de Jacareí estuda abrir os LEVs também aos domingos, já a partir de maio.
LEV Altos de Santana II, que fica na Av. Gilda Parente Greco, 95.
Ele também funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h; e aos sábados, entre 7h e 18h.”