Foto: CMSJC
A Câmara Municipal de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (18), o evento do IPEM-SP para apresentar estratégias e diretrizes de modernização do órgão. Na ocasião, estive presente o superintendente do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), Marcos Guerson de Oliveira Jr. A delegada regional de São José dos Campos, Carla Moraes, e o vereador Juvenil Silvério (PSD) compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos. Na plateia, estavam técnicos e especialistas da unidade de São José dos Campos e representantes de empresas fiscalizadas.
O IPEM é uma autarquia do governo estadual vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania, e delegado do Inmetro. Fiscaliza dois milhões de instrumentos de medição; 1,4 milhão de produtos certificados e 560 mil produtos têxteis em todo o estado. Para abranger os 645 municípios paulistas, conta com 14 delegacias regionais, uma delas em São José dos Campos, que verifica a conformidade, por exemplo, de balanças de feirantes e mercados; radares de velocidade e balanças rodoferroviárias; taxímetros; extintores; brinquedos; veículos que transportam produtos perigosos e cronotacógrafos em 41 cidades do Vale.
Segundo Marcos Guerson, as ações para tornar as relações comerciais mais confiáveis, preservar a competitividade e os direitos do consumidor incluem digitalização de sistemas e processos; estruturação de uma área de inovação; ampliação da cobertura de serviços; associação à ABNT e criação do Fórum Paulista da Infraestrutura da Qualidade.
A direção do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas) visitou também o Parque Tecnológico em Eugênio de Melo para conhecer projetos inovadores e avaliar eventuais parcerias com o complexo de inovação.
A visita faz parte do planejamento estratégico do instituto, que pretende implantar processos de modernização em temas relacionados às suas atividades.