25/05/2024 16:24

Câmara participa de ato simbólico que marca o mês de conscientização do autismo

Em um ato simbólico, os vereadores Dulce Rita (PSDB), Fernando Petiti (MDB) e Marcão da Academia (Democratas) participaram da cerimônia de iluminação da ponte estaiada na cor azul, no dia 2 de abril, em referência ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O objetivo do evento foi reforçar a importância de campanhas educativas e de conscientização a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Os parlamentares estavam acompanhados de representantes da ONG Reunida – Rede Unificada pelo Autismo, além de autistas e familiares. No momento em que as luzes foram acesas, os presentes seguraram balões azuis, uma alusão à cor que simboliza a síndrome, por ser estatisticamente mais comum no sexo masculino — na proporção de quatro meninos para cada menina.

A Câmara de São José dos Campos também aderiu à campanha e lançou uma página temática com o objetivo de informar a população sobre as conquistas e os desafios do autismo na cidade. A página reúne uma série de leis aprovadas pela Câmara nos últimos anos que ampliam e garantem direitos às pessoas com TEA, projetos de lei em tramitação e reportagens sobre a atuação da Frente Parlamentar em Apoio às Pessoas com Autismo – criada em 2018 no legislativo, que resultou na criação da RIA – Rede de Inclusão do Autista no município em 2019.

Além disso, durante todo o mês de abril, a TV Câmara exibirá uma série de reportagens e entrevistas sobre o tema em sua programação diária. No dia 12 o autismo será abordado pela médica psiquiatra Karine Higa no programa Dicas de Saúde, e no dia 15 o bate papo será com a presidente do GAIA (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo), Eliana Sodré, no programa Com a Palavra.

Os vídeos ficarão disponíveis no Youtube, como as demais produções do canal legislativo, e para facilitar também estarão na página temática (hotsite) junto a outras informações sobre o autismo. Para acessar, basta clicar no ícone da fita quebra-cabeça, símbolo internacional do autismo, localizado no topo do site.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também