Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 29/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

29/09/2024 19:27

Campanha de vacinação contra gripe termina neste domingo (14)

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação contra influenza, promovida pelo Governo de São Paulo através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está chegando ao fim neste domingo (14). Para garantir proteção, basta comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima.

A vacina, considerada a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe, é destinada a toda população acima de 6 meses de idade. Mesmo quem se vacinou no ano anterior deve reforçar a imunização, devido às variações do vírus que exigem a vacinação anual. As doses aplicadas protegem contra as cepas vigentes.

Até 4 de julho, a SES aplicou um total de 9.157.311 doses nos 645 municípios paulistas. Problemas respiratórios como gripe, rinite e sinusite são mais comuns no inverno, devido às baixas temperaturas e clima seco, podendo ser mais graves em crianças e idosos, devido à fragilidade imunológica.

Tatiana Lang, diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, destaca que a proteção da vacina contra a gripe diminui após cerca de 10 meses, enfatizando a importância de reforçar a imunidade para evitar complicações respiratórias graves, como pneumonia.

Os sintomas de síndrome gripal incluem febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou gustativos. Em crianças, são comuns tosse, coriza e obstrução nasal, com febre durando de 2 a 3 dias. A fadiga, tosse e mal-estar podem persistir por semanas em adultos.

Para prevenir vírus respiratórios, além da vacinação, é essencial manter mãos e objetos higienizados, ambientes arejados, hidratação adequada, dieta saudável, limpeza domiciliar regular e, se necessário, suplementação de vitaminas e minerais.

Dúvidas sobre vacinação podem ser esclarecidas através do portal “Vacina 100 Dúvidas” da SES/SP, acessível pelo link: Vacina 100 Dúvidas.

Veja também