26/02/2024 12:34

Campanha Dezembro Vermelho em alusão ao Dia Mundial da Luta contra HIV/AIDS inicia nesta sexta-feira em Caraguatatuba

Foto: PMC

Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde inicia na próxima sexta-feira (1º/12), a Campanha Dezembro Vermelho, que faz alerta sobre a prevenção do vírus HIV, AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além também da luta e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus.

A abertura oficial será marcada pelo 1º Simpósio Irene Carrará, que recebe o nome em homenagem a profissional de saúde da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), falecida este ano, que sempre esteve engajada nesta causa.

O evento será realizado das 8h às 17h, na Associação Comercial de Caraguatatuba e reunirá diversos profissionais que abordarão temas sobre o atendimento de pessoas que vivem com HIV/AIDS (PVHA). O público alvo são estudantes e profissionais da área da saúde.

Em continuidade à programação, a equipe da UAMI estará neste sábado (2/12), das 8h às 17h, na Praça do Caiçara (Museu), com teste rápido gratuito de HIV/Sífilis para toda população. Importante destacar que o teste é feito em sala privada, garantindo o sigilo do atendimento.

Durante todo mês de dezembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também promovem teste rápido de ISTs porta aberta aos munícipes, palestras, orientações, distribuição de preservativos, gel lubrificante, sempre com a proposta de se prevenir, identificar e tratar os casos positivos. Confira a programação aqui.

E para encerrar as atividades, no dia 22 de dezembro, às 9h, a UAMI promove um café da manhã com Noel, aos pacientes da unidade, a fim de levar esperança, magia do Natal e promover o vinculo com a equipe e momentos com Papai Noel.

Sobre a doença

A AIDS é a doença causada pela infecção do vírus da Imunodeficiência Humana. Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos TCD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Números de atendimento

Atualmente, a UAMI acompanha 949 pacientes, sendo 810 com HIV, 89 com Hepatite B e 50 com Hepatite C. Em 2023, foram 65 novos casos de HIV registrados na cidade. A UAMI ainda realizou neste ano, 2.511 testes rápidos.

Sobre a UAMI

É um equipamento da Secretaria de Saúde que oferece testes rápidos gratuitos de HIV/AIDS, hepatites B e C e Sífilis, para toda população acima de 12 anos de idade. Caso o resultado seja positivo é iniciado imediatamente tratamento com medicação de antirretrovirais para impedir a multiplicação do vírus no organismo e atendimento com médico infectologista, psicólogo, assistente social, nutricionista e enfermagem.

Segundo o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes, a ideia é fazer com que cada vez mais pessoas procurem o serviço. “Quanto antes detectar alguma doença, melhor será o tratamento”, explica.

A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. Mais informações no telefone: (12) 3883-1373.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também