A Prefeitura de Jacareí aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde. A ação, que acontece ao longo do mês de outubro, tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (com 14 anos 11 meses e 29 dias).
A campanha vai até o dia 29 de outubro, nas 18 Unidades de Saúde de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estão disponíveis 18 tipos de imunizantes diferentes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.
Dentre as vacinas que estarão disponíveis nas Unidades de Saúde estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Importância
A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.
“Essa é uma campanha importantíssima, principalmente devido ao período de pandemia em que estamos passando. A vacinação em massa, principalmente de crianças e jovens, é fundamental para evitar problemas de saúde pública, como surtos e, até mesmo, a volta de doenças já erradicadas no país”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.
Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer no município. Nestas datas, também será disponibilizada a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.
Para tomar a dose de reforço, o profissional da saúde precisa ser residente de Jacareí e ter tomado as duas doses da vacina no município, ou comprovar que trabalha na cidade.
Confira, a seguir, o cronograma completo.
Quinta-feira (7)
2ª dose Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 16 de setembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)
2ª dose AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 15 de julho ou em data anterior.
2ª dose Pfizer: para aqueles que receberam a primeira no dia 12 de agosto ou em data anterior.
Dose de Reforço: para idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.
Sexta-feira (8)
2ª dose Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 17 de setembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)
2ª dose AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 17 de julho ou em data anterior.
2ª dose Pfizer: para aqueles que receberam a primeira no dia 14 de agosto ou em data anterior.
Dose de Reforço: para idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.
Locais e Horários
Em ambos os dias, o atendimento será feito das 9h às 17h em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Na UBS Central, o atendimento será das 9h às 19h. Confira os endereços das Unidades de Saúde de Jacareí clicando aqui.
A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac será realizada exclusivamente na UBS Central.
Documentação
É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Para segunda dose ou dose de reforço, é preciso apresentar, também, o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira ou das duas doses.
No caso dos profissionais da saúde, além do comprovante de endereço (provando ser residente de Jacareí), é preciso ter tomado as duas doses no município, ou apresentar documento que comprove vínculo empregatício na cidade, como crachá, holerite, contrato e etc.
Antecipação da 2ª dose de Pfizer
O Governo do Estado de São Paulo autorizou a antecipação, de 12 para 8 semanas, do intervalo para aplicação da segunda dose da Pfizer. Portanto, quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação. A Secretaria de Saúde de Jacareí está adiantando a aplicação da segunda dose deste imunizante gradativamente, para evitar aglomerações. É importante que a população fique atenta ao site e às redes sociais da Prefeitura para completar o esquema vacinal dentro do novo prazo.
Vacina Contra a Fome
Seja solidário e contribua com a campanha ‘Vacina Contra a Fome’, do Governo do Estado de São Paulo, que promove a arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.