03/03/2024 15:31

Prefeitura de Jacareí adere à Campanha Nacional de Multivacinação

vacina

A Prefeitura de Jacareí aderiu à Campanha Nacional de Multivacinação, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde. A ação, que acontece ao longo do mês de outubro, tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (com 14 anos 11 meses e 29 dias).

A campanha vai até o dia 29 de outubro, nas 18 Unidades de Saúde de Jacareí, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Estão disponíveis 18 tipos de imunizantes diferentes, que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nas Unidades de Saúde estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Importância

A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos.

“Essa é uma campanha importantíssima, principalmente devido ao período de pandemia em que estamos passando. A vacinação em massa, principalmente de crianças e jovens, é fundamental para evitar problemas de saúde pública, como surtos e, até mesmo, a volta de doenças já erradicadas no país”, explica Rosana Gravena, secretária de Saúde de Jacareí.

Na quinta-feira (7) e sexta-feira (8), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, segue com a aplicação da segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer no município. Nestas datas, também será disponibilizada a aplicação da dose de reforço para idosos acima de 70 anos profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.

Para tomar a dose de reforço, o profissional da saúde precisa ser residente de Jacareí e ter tomado as duas doses da vacina no município, ou comprovar que trabalha na cidade.

campanha

Confira, a seguir, o cronograma completo.

Quinta-feira (7)

2ª dose Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 16 de setembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)

2ª dose AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 15 de julho ou em data anterior.

2ª dose Pfizer: para aqueles que receberam a primeira no dia 12 de agosto ou em data anterior.

Dose de Reforço: para idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.

Sexta-feira (8)

2ª dose Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 17 de setembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)

2ª dose AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 17 de julho ou em data anterior.

2ª dose Pfizer: para aqueles que receberam a primeira no dia 14 de agosto ou em data anterior.

Dose de Reforço: para idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde, que completam seis meses da segunda dose da vacina no dia 12 de outubro ou antes.

Locais e Horários

Em ambos os dias, o atendimento será feito das 9h às 17h em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Na UBS Central, o atendimento será das 9h às 19h. Confira os endereços das Unidades de Saúde de Jacareí clicando aqui.

A aplicação da segunda dose da vacina Coronavac será realizada exclusivamente na UBS Central.

Documentação

É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Para segunda dose ou dose de reforço, é preciso apresentar, também, o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira ou das duas doses.

No caso dos profissionais da saúde, além do comprovante de endereço (provando ser residente de Jacareí), é preciso ter tomado as duas doses no município, ou apresentar documento que comprove vínculo empregatício na cidade, como crachá, holerite, contrato e etc.

Antecipação da 2ª dose de Pfizer

O Governo do Estado de São Paulo autorizou a antecipação, de 12 para 8 semanas, do intervalo para aplicação da segunda dose da Pfizer. Portanto, quem já recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer poderá concluir seu esquema vacinal quatro semanas antes do prazo inicialmente indicado na carteira de vacinação. A Secretaria de Saúde de Jacareí está adiantando a aplicação da segunda dose deste imunizante gradativamente, para evitar aglomerações. É importante que a população fique atenta ao site e às redes sociais da Prefeitura para completar o esquema vacinal dentro do novo prazo.

Vacina Contra a Fome

Seja solidário e contribua com a campanha ‘Vacina Contra a Fome’, do Governo do Estado de São Paulo, que promove a arrecadação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também