24/04/2024 12:19

Campanha “Natal na mesa Taubaté” tem início no domingo (17)

campanha

A  Campanha “Natal na mesa Taubaté” da Prefeitura de Taubaté, através do Fundo Social de Solidariedade (FUSSTA), inicia no próximo domingo, dia 17 de outubro, uma campanha de arrecadação de brinquedos novos no Feirão do Automóvel Mesa Taubaté. O tema da campanha será “Natal Mesa Taubaté”.

Os interessados em participar do Feirão de Automóveis no Mercado Atacadista de Taubaté (MERCATAU) poderão contribuir com a campanha doando 1 kg de alimento e um brinquedo novo que substituirão a taxa cobrada para participar da exposição. Os alimentos (arroz, feijão e macarrão) também continuarão sendo aceitos, para expor carros é necessário doar 2 kg de alimentos para o veículo ficar na área aberta e 3 kg para a área coberta. Já os proprietários de motos devem contribuir com 1 kg de alimento para participar. Quem doar 1 kg de alimento e um brinquedo novo poderá expor o veículo em qualquer área.

A campanha visa arrecadar brinquedos que serão repassados para instituições parceiras do FUSSTA e que desenvolvem trabalhos com crianças em situação de vulnerabilidade social.

O Fundo Social de Solidariedade também disponibilizará caixas em vários pontos de coleta para facilitar a participação da população nesta Campanha.

Esta campanha se estenderá até a primeira quinzena de dezembro e depois as doações serão encaminhadas para as instituições fazerem o repasse dos brinquedos arrecadados.

O Feirão do Automóvel Mesa Taubaté acontece todos os domingos, das 8h às 12h, no MERCATAU, que fica na Rua Professora Escolástica Maria de Jesus, 100, Jardim Eulália.

campanha

Parques

A Prefeitura de Taubaté, realizará uma campanha de terceirização da administração de 4 Parques Municipais da cidade, visando oferecer mais qualidade à população nos serviços oferecidos, com gestão especializada e reduzindo gastos públicos. Em fase avançada a estimativa é que em novembro esteja concluído o edital para as empresas interessadas.

Serão terceirizados os Parques Municipais José Pistilli no Quiririm, Jardim das Nações, Monteiro Lobato e SEDES. Cada parque possui uma grande área verde, com pistas de caminhada, quiosques para realização de piqueniques, banheiros, parquinho para as crianças, quadras para realização de modalidades esportivas e atividades variadas. Há ainda nos Parques Jose Pistilli, Jardim das Nações e SEDES, o ‘’Parcão’’, espaço dedicado de lazer para os munícipes com animais de estimação.

A Prefeitura espera com essa campanha trazer impactos positivos para o município, propiciando através de uma gestão terceirizada para estes Parques Urbanos de Taubaté, geração de emprego, mais segurança, mais saúde no contato com a natureza e melhor estrutura no atendimento da população que utiliza destes espaços públicos, garantindo mais valorização da cidade.

Educação

Participando do projeto International Astronomical Search Collaboration (IASC), uma iniciativa de Ciência Cidadã mantida pela NASA e que a Secretaria Municipal de Educação trouxe para Taubaté, seis alunos da rede municipal de ensino já descobriram 12 asteroides.

O projeto IASC disponibiliza imagens feitas pelo telescópio Pan-STARRS, localizado no Hawaii, para que pessoas do mundo inteiro possam contribuir com a descoberta destes corpos menores do sistema solar, permitindo assim a determinação de suas órbitas e seu monitoramento aqui da Terra. Tal atividade se torna cada vez mais importante dentro da comunidade astronômica internacional pois, os asteroides oferecem riscos potenciais para a biosfera terrestre.

Chamado de “Caçadores de Asteroides Taubaté”, em nosso município o projeto teve uma participação piloto no mês de julho, quando a aluna Rafaela dos Santos, da EMIEF Sargento Everton Vendramel de Castro Chagas, fez a primeira descoberta.

Já em agosto e setembro, com um maior número de participantes, e contando com apoio do Grupo de Dinâmica Orbital e Planetologia (GDOP) da UNESP de Guaratinguetá e da União Brasileira de Astronomia (UBA), outros alunos e alunas realizaram descobertas. São eles: Raquel França Gonçalves, que descobriu 5 asteróides; Micaele Vitória da SIlva Joaquim, que descobriu 2 asteróides; Carlos Alberto Antunes de Souza, que descobriu 1 asteróide e a dupla Thainá Amanda Nascimento Maraz e Ana Júlia dos Santos Reis que, juntas descobriram 2 asteróides. A aluna Ana Júlia também é responsável pela descoberta de um outro asteróide.

O “Caçadores de Asteroides Taubaté” ainda conta com a participação de munícipes entusiastas da astronomia, de estudantes da rede particular de ensino e até mesmo de pessoas de outras regiões do estado de São Paulo. Estes descobriram 7 asteroides nestes dois meses de trabalho.

O projeto acontece mensalmente e no mês de outubro está em sua terceira edição.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também