13/04/2024 12:13

Caraguatatuba faz eleição para escolher Ave Símbolo da cidade

Foto: PMC

Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, abriu oficialmente a eleição para escolha da ave símbolo da cidade. A iniciativa tem como objetivo fomentar o ecoturismo de observação de aves, promover a preservação ambiental e estimular a geração de artesanatos.

Os projetos de lei que estabelecem o ‘Dia do Observador de Aves’ e a eleição da ave símbolo de Caraguatatuba receberam forte apoio da Câmara dos Vereadores e do prefeito Aguilar Junior. A Secretaria de Meio Ambiente está engajada na causa, junto a parceiros da região, como o diretor do Parque Estadual da Serra do Mar, Miguel Nema, e o responsável pela ONG Centro Educacional e Ecológico de Proteção Ambiental (Ceepam).

A proposta é que a escolha da ave símbolo traga visibilidade tanto para o ecoturismo de observação de aves, como destaque a importância da preservação ambiental e o envolvimento da comunidade na criação de artesanato relacionado à ave escolhida. Esse projeto também será fundamental para ampliar a formação de guias de ecoturismo para trilhas de observação.

Dentre as aves candidatas está a Gaturamo-verdadeiro, Saíra-sete-cores, Coruja-buraqueira, Saíra-militar e Beija-flor-rajado.

Para a eleição, alguns critérios foram estabelecidos: a ave deve ser facilmente encontrada na região, visualmente atrativa para estimular a criação de imagens, estampas e artesanatos; deve permitir a sua fotografia, já que algumas aves são reservadas ou inquietas; e é preferível que seja endêmica da Mata Atlântica, valorizando esse importante bioma presente em Caraguatatuba.

A votação já está aberta e pode ser realizada de forma prática e rápida através do formulário disponível no link: https://forms.gle/uvA3QyFLQp6s2WUw6.

As informações completas sobre cada ave candidata, juntamente com suas particularidades, podem ser encontradas na página da Secretaria de Meio Ambiente, no site oficial da Prefeitura: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ave-simbolo-de-caraguatatuba/

A iniciativa busca valorizar a diversidade de aves da região e fortalecer o turismo e a preservação ambiental. A Prefeitura incentiva a ampla participação popular nesse processo. O link para a votação ficará disponível até o dia 20 de dezembro.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também