Fot: PMC
Caraguatatuba recebeu um lote com 205 medicamentos e suplementos alimentares (cerca de 2,2 mil itens) para repor os estoques da rede municipal de Saúde. O investimento chega a R$ 3,3 milhões.
O objetivo é melhorar as condições de atendimento na saúde pública e garantir aos usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) o recebimento dos medicamentos necessários para o tratamento de pacientes.
No início deste ano, a Prefeitura de Caraguatatuba enfrentou problemas na aquisição de medicamentos e de itens importantes para a assistência ao paciente.
O primeiro fator foi a falta de insumos no mercado, uma vez que vários fornecedores tiveram seus estoques zerados durante a pandemia e a reposição foi morosa. Outro fator foram os questionamentos feitos ao Tribunal de Contas nos processos licitatórios realizados pela Prefeitura. E, por fim, vários medicamentos que eram de responsabilidade do Estado não foram repassados e o município teve que assumir os custos.
No lote entregue nesta semana e que garante o abastecimento por 60 dias consta medicamentos como acetilcisteina, aciclovir, ambroxol, amoxicilina, azitromicina, cefalexina, cetoconazol, clomipramina, dexametasona, doxicilina, enalapril, fluconazol, fluoxetina, glicose, ibuprofeno, insulina, ivermectina, loratadina, metformina, metropolol, morfina, nimesulida, omeprazol, paracetamol, simeticona, além de diversas vitaminas e sais minerais.
A Secretaria de Saúde já organiza a aquisição de novos lotes para garantir o abastecimento até o final do ano.