Foto: Vatican
O Cardeal Odilo Scherer comunicou ao clero que continuará exercendo sua função como Arcebispo de São Paulo até o final de 2026. Após completar 75 anos em 21 de setembro, Dom Odilo apresentou sua carta de renúncia ao Papa Francisco, conforme estipulado pelo Código de Direito Canônico.
De acordo com os cânones 401 e 402, bispos que completam essa idade devem oferecer sua renúncia, embora o Sumo Pontífice tenha a autoridade de decidir sobre a aceitação ou não do pedido. Na segunda-feira (7), a Santa Sé anunciou que o Papa Francisco acolheu a renúncia, mas determinou que Dom Odilo permanecesse à frente da Arquidiocese por mais dois anos.
Odilo Pedro Scherer nasceu em 1949, em Cerro Largo (RS), mas passou grande parte de sua infância e juventude em Toledo (PR), onde foi ordenado sacerdote em 1976. Em novembro de 2001, foi nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo pelo Papa João Paulo II e, em fevereiro de 2002, foi ordenado bispo pelo Cardeal Cláudio Hummes. Em 2007, o Papa Bento XVI o escolheu como Arcebispo de São Paulo, cargo que ele assumiu em 29 de abril, e foi criado Cardeal da Igreja em 24 de novembro do mesmo ano.