Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 23/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

23/11/2024 05:41

Carnaval 2024: desfiles, blocos, ou sossego? Veja as opções

Carnaval

De desfile de jet ski, bloco de pets, ou passeios paz e sossego: cidades de São Paulo apostam em um Carnaval diferente

O Carnaval cresceu nas ruas de São Paulo impulsionado por blocos, desfiles e marchinhas para mais de 15 milhões de pessoas.

Mas a festa no Estado oferece programação variada para aqueles que querem curtir uma folia diferente. No interior, o turista pode conhecer um pouco das marchinhas históricas da região ou se engajar em causas sustentáveis.

O Carnaval é democrático e, para alguns, é a época perfeita para “turistar” por destinos que ofereçam tranquilidade e sossego longe de aglomerações. (veja no final da página)

Já no litoral, a festa é mais colorida, com direito a embarcações decoradas e roupas feitas de papel crepom para os foliões mergulharem no mar.

Para o secretário de Turismo e Viagens do Estado de SP, Roberto de Lucena, o Carnaval é uma excelente oportunidade para conhecer São Paulo.

“O turista, principalmente o que visita São Paulo, seja folião ou não, aproveita a pausa para desbravar novos lugares e conhecer as belezas que nosso estado oferece. São Paulo é rico em diversidade e o Carnaval é um excelente momento para conhecê-lo melhor”.

Conheça cidades de São Paulo para serem exploradas neste Carnaval:

Carnamar de São Sebastião

Carnamar de São Sebastião

A cidade de São Sebastião, localizada a 200 km de São Paulo, realiza a 31ª edição do Carnamar, o maior evento de Carnaval em alto mar do estado. A festa é realizada no dia 11 de fevereiro e todos os participantes podem decorar suas embarcações e jet skis para desfilarem pelo canal de São Sebastião, acompanhados de muita música e folia. A festa segue para a Praia do Arrastão, premiando as embarcações mais carnavalescas em três categorias: a melhor decoração, a mais animada e a mais original.

Carnaval com o Banho da Doroteia em Ilhabela

carnaval

Banho da Doroteia em Ilhabela

Uma das atrações mais esperadas do Carnaval litorâneo acontece em Ilhabela, a 207 km de São Paulo. A cidade irá realizar quatro edições da festa durante o feriado, na Praça do Portinho, dia 10; Praia Grande, no domingo (11); em Perequê, no dia 12; e na Vila, na terça-feira (13). Foliões de todas as idades participam do Banho da Doroteia. Eles desfilam pela cidade com roupas de papel crepom, em celebração acompanhada de bandas e blocos durante o dia. A festa termina com um mergulho no píer para colorir o mar.

Beijos de Carnaval: Dicas para evitar doenças e decepções…

Marchinhas de São Luiz de Paraitinga

Marchinhas de São Luiz de Paraitinga

São Luiz de Paraitinga, a 174 km de São Paulo, oferece um Carnaval tradicional para aqueles que querem curtir a folia ao som de marchinhas e bonecos gigantes. A programação segue entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Neste ano, ocorre a primeira edição da festa desde o Carnaval de 2020, o último antes da pandemia.

CarnaPet de Caraguatatuba

carnaval
CarnaPet de Caraguatatuba

Em Caraguatatuba, a 173 km de São Paulo, são realizados blocos para todos os públicos, inclusive para os animais de estimação. E a novidade deste ano é o CarnaPet, que convida os foliões e seus pets para aproveitarem o Carnaval da cidade, todos fantasiados para o desfile gratuito no dia 13 de fevereiro.

CarnaHelp de Socorro

Carnaval

CarnaHelp de Socorro

O CarnaHelp leva aos moradores e visitantes da cidade de Socorro, a 130 km da capital, um Carnaval com responsabilidade ambiental. O evento inclui o plantio de árvores, valorização dos artistas locais e expressões culturais. Uma das atrações é o Bloco do Turista — Carbono Zero, que estreia no dia 11 de fevereiro, às 21h, e pede que vidros sejam evitados. A programação completa do CarnaHelp, que será entre os dias 10 e 13 de fevereiro, inclui ainda shows noturnos, atividades para crianças e um comércio vibrante.

Jacareí anuncia a programação oficial do Carnaval 2024

Opções de Carnaval para quem quer sossego

Municípios de São Paulo oferecem opções turísticas para aqueles que procuram outro tipo de lazer no feriado
Nem todo mundo é adepto ao Reinado de Momo com desfiles, bloquinhos, escolas de samba, bailes em clubes, marchinha e folia. O Carnaval é democrático e, para alguns, é a época perfeita para “turistar” por destinos que ofereçam tranquilidade e longe de aglomerações.

Carnaval 2024: Campos do Jordão

A famosa Estância de Campos do Jordão, Região Turística Mantiqueira Paulista, por exemplo, localizada em plena Serra da Mantiqueira, a 173 km de São Paulo, é um sucesso turístico durante todo o ano, inclusive no Carnaval. Motivos para isso não faltam. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram a cidade, com grande oferta de hospedagem e boa gastronomia.

Atrativos imperdíveis: Parque Estadual de Campos do Jordão (PECJ), uma unidade de preservação ambiental situada na Serra da Mantiqueira; Vila Capivari, bairro temático com inspiração europeia, e Morro do Elefante que está a 1.800 metros de altitude e oferece vista panorâmica da região.

Serra Negra

Já passeando pela Estância Turística de Serra Negra, no Circuito das Águas Paulista, o lazer fala alto. A 135 km da capital paulista, o destino possui belezas naturais para contemplação, turismo rural e de compras, além de muito entretenimento. O interesse pela cidade teve início quando foram descobertas propriedades terapêuticas na água mineral da região, o que fez o município ganhar o título de Cidade da Saúde. É possível conhecer as belezas naturais e as águas do município como as fontes e os parques da cidade.

Destaque para o Parque Fonte Santo Agostinho, onde estão localizadas as fontes Santo Agostinho e Santa Luzia. Para quem gosta de café, vinho, cachaça, produtos orgânicos e queijo, é possível visitar as propriedades e ver de perto como funciona a fabricação desses produtos. A rede hoteleira é bem-preparada e um forte atrativo de Serra Negra.

Atrativos imperdíveis: réplica da Fontana di Trevi, o mais novo ponto turístico no interior de São Paulo. O monumento, homônimo de um dos pontos turísticos mais famosos de Roma, capital da Itália, foi inaugurado em maio do ano passado e é uma homenagem à cultura da cidade, influenciada pela imigração italiana.

Carnaval em Bananal

Bananal, Estância Turística que integra a Região Turística do Vale Histórico, conhecida pela aprazível hospitalidade e a 303 km da capital, preserva em seus arredores atraentes fazendas históricas que ficam abertas para visitação. Algumas delas oferecem hospedagem com quartos mobiliados à época e cheios de glamour das antigas instalações.

O destino é indicado para turistas que apreciam arte, história, aventura e contato com a natureza. Bananal fica à disposição com todos estes ingredientes, uma vez que teve seu momento de ostentação nos séculos XVIII e XIX com a produção de café.

Atrativos imperdíveis: o turismo da cidade vai além das fazendas históricas. Alguns casarões da cidade são tão antigos quanto Bananal. Este destino é famoso também em função dos trabalhos em crochê, da produção de doces e cachaças e de bons restaurantes de cozinha caipira.

Iporanga

Às margens do Rio Ribeira de Iguape e da foz do Ribeirão Iporanga, o município de Iporanga, que em tupi ignifica “água bonita”, integra a Região Turística Cavernas da Mata Atlântica e oferece pousadas para todos os perfis de turistas, incluindo famílias, casais e grupos de viajantes.

Trata-se de um destino turístico privilegiado, a 304 km da capital, porque é cercado por unidades de conservação, dentre as quais se destacam o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar) e o Parque Estadual Caverna do Diabo. O Turismo de Aventura e o Ecoturismo são as marcas desta cidade, que é conhecida como “Capital das Cavernas”, pela grande incidência de cavernas calcárias na área do município.

Atrativos imperdíveis: explore – se puder – as cerca de 360 cavernas catalogadas. É um dos locais mais  procurados para a prática de esportes de aventura como rapel, bóia cross, cascading e bicicleta. Também é rota para atividades voltadas à educação ambiental, fotografia e observação da natureza.

Carnaval em São Roque

A estância turística de São Roque, a 66 km da capital, é um destino do turismo rural que se destaca por receber mais de 600 mil visitantes por ano. O município integra a Região Turística Roteiro dos Bandeirantes.

Com ótimo clima serrano e boa infraestrutura hoteleira, o destino conta com diversificada gastronomia. Devido à sua proximidade com a capital, inúmeros paulistanos sentem-se atraídos por este destino, que fica lotado, em especial, nos fins de semana. O Roteiro do Vinho é um dos mais procurados.

A oportunidade de vivenciar essa história e toda a tradição de perto acontece em adegas, vinícolas, restaurantes, hotéis, pousadas e centros de lazer e entretenimento, em meio à natureza abundante da Mata Atlântica preservada. Este roteiro é formado pela Estrada do Vinho, Estrada dos Venâncios e Rodovia Quintino de Lima. Também é conhecida como a terra da alcachofra e todos os anos há uma grande exposição para mostrar as iguarias que tem como base esta flor comestível chamada alcachofra.

Atrativos imperdíveis: conheça o Morro do Cruzeiro. No local, estão instaladas uma Cruz e a imagem do padroeiro da cidade, São Roque; Casa Grande e Capela de Santo Antônio; Mata da Câmara, maior reserva ecológica da região, e o Museu Cine Dom José, com acervo de mais de três mil itens que contam a história do cinema em São Roque, no Brasil e no mundo.

Brotas

Brotas, Estância Turística localizada a 244 km da capital, é destaque quando o assunto é aventura, ganhando até o apelido de “Capital da Aventura”. Integrante da Região Turística Serra do Itaqueri, é conhecido pela prática de muitos esportes, como rafting, rafting noturno, mini-rafting, caiaque rafting, canionismo, tirolesa, arvorismo, boia cross, passeio de quadriciclos, mountain bike e off road.

Um dos principais pontos da cidade é o Rio Jacaré Pepira, um dos únicos rios limpos de São Paulo. Sua nascente tem 174 km e deságua no Rio Tietê, e assim são formadas mais de 50 cachoeiras e quedas d’água. Há grande diversidade de fauna e flora em toda sua extensão. Passeio, quase obrigatório, é o do Recanto das Cachoeiras, que reúne diversas quedas d’água, além de piscinas, restaurantes, áreas para piquenique, hipismo, entre outras atividades.

O município também é um importante polo gastronômico e sedia, anualmente, o festival Brotas Gourmet, que reúne muita música e o melhor da gastronomia regional.

Atrativos imperdíveis: aos amantes da ciência e da contemplação do universo, a indicação é o Planetário CEU – Centro de Estudos do Universo, um espaço completo em que se pode observar cenas inesquecíveis por meio de telescópio. É considerado um dos mais completos do Brasil, sendo referência nacional. Há muitas opções de hospedagem nesta Estância, para todos os gostos e bolsos: hotéis, pousadas, chalés, hotéis-fazenda, resorts, além de hospedagens alternativas como campings, casas e chácaras.

Museu da Língua Portuguesa tem Carnaval e karaokê infinito

Veja também