Foto: Divulgação
No Dia Mundial do Combate a AIDS, 1º de dezembro, A Casa de Acolhida de São José dos Campos promove neste Dia Mundial do Combate a AIDS, 1º de dezembro, o primeiro evento aberto de conscientização, adesão ao tratamento e combate ao preconceito. O encontro acontece nesta sexta-feira, das 8h30 às 10h30 na sede do CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas), no Bairro São Dimas, contando com diversas apresentações culturais e dinâmicas em grupo.
Atividades com muita música e dança, fazem parte da programação, além de um café da manhã especial para os participantes. O objetivo é conscientizar de forma leve, sobre a prevenção do HIV e o tratamento adequado após o diagnóstico, principalmente, para as pessoas em vulnerabilidade social.
Sobre a Casa de Acolhida:
Com quase 30 anos prestando assistência às PVHA (Pessoas Vivendo com HIV/AIDS), a entidade sobrevive de parceria com o Poder Público, doações e voluntariado. Atualmente atende 120 famílias da cidade de São José dos Campos, e os assistidos contam com apoio psicológico e à dependência química, assistência social, orientação nutricional e jurídica, e atendimento psicopedagógico. O principal objetivo da Casa de Acolhida é oferecer apoio às pessoas soropositivas, resgatando-as da morte social, causada pelo julgamento da sociedade.
Em sua maioria, as PHVA estão às margens de exclusão da nossa comunidade, como moradores de rua e de regiões periféricas, sem o devido acesso à informação. A Casa mostra que o paciente não perde seu valor após o diagnóstico e pode ter qualidade de vida, mesmo com a doença, através do tratamento antirretroviral, disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde.
Sobre o vírus HIV e a AIDS:
Segundo o Ministério da Saúde, sua transmissão é através da relação sexual desprotegida, ou uso de objetos perfurocortantes infectados. A melhor forma de prevenção é o uso do preservativo durante o sexo, além da certificação do uso de materiais descartáveis em hospitais, estúdios de tatuagem e piercing, entre outros.
O vírus do HIV destrói certos tipos de glóbulos brancos do sangue, atingindo o sistema imunológico e enfraquecendo as defesas do corpo contra infecções. A doença da AIDS não tem cura, mas possui tratamento através dos medicamentos antirretrovirais. Eles podem interromper a reprodução do vírus no sangue, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça para combater novas infecções.
As pessoas soropositivas não morrem por AIDS mas, sim, por doenças oportunistas que as atingem quando sua imunidade está prejudicada pelo vírus.