Foto: PMJ
Jacareí realizou uma oficina socioeducativa nesta segunda-feira (21), na Casa de Passagem, em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A ação, realizada em parceria com o Centro Pop, foi voltada para as pessoas que utilizam o equipamento e encontram-se em situação de vulnerabilidade.
O evento foi norteado pelo tema “Visibilidade e Políticas Públicas” e contou com palestras e dinâmicas, com intuito de fazer uma reflexão sobre os direitos e deveres da população em situação de rua. A oficina foi realizada em um modelo de roda de conversa, proporcionando a todos os presentes a oportunidade de se expressar e contribuir com a discussão.
“Essa é uma data muito importante, em que discutimos sobre os direitos da população em situação de rua. Sabemos de todo o contexto histórico dessa luta e, por isso, preparamos essa ação especial. Além de tudo, este é um momento de incentivá-los a serem protagonistas de suas próprias histórias, de dizer que eles podem se mobilizar para sair dessa situação e que terão todo nosso apoio”, explica Patricia Juliani, secretária de Assistência Social de Jacareí.
Centro Pop
O Centro Pop é um serviço de atendimento que oferece assistência a pessoas que vivem em situação de rua, por meio de atividades que as ajudam a reconstruírem seus vínculos com a sociedade, com a família e com elas mesmas, estimulando o convívio social, além de transmitir conhecimentos sobre respeito, solidariedade e afetividade.
O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta, na Rua dos Ferroviários, 126, no Jardim Mesquita. O telefone para contato é o (12) 3962-1482.
Casa de Passagem
A Casa de Passagem fica localizada na Rodovia General Euryale de Jesus Zerbini, 6.235, bairro São Silvestre. O serviço funciona 24h por dia, com capacidade diária para atender 60 pessoas, ofertando acolhimento imediato e emergencial para pessoas adultas em situação de rua, que estejam de passagem pela cidade.
O espaço, às margens do Rio Paraíba do Sul, reforça a missão de levar dignidade e qualidade nos serviços ofertados. As pessoas desfrutam de um local amplo, com estrutura adequada, além de segurança e saúde. A Casa de Passagem tem monitoramento por câmeras e serviço de ‘consultório na rua’ disponível para os abrigados.