Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 03/04/2025

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

03/04/2025 21:09

Casa SP Afro Brasil homenageia Ruth Guimarães Botelho com exposição em Lorena

Foto: Divulgação

A Casa SP Afro Brasil “Vereadora Odila da Conceição Silva”, em Lorena, prepara uma exposição especial em homenagem à escritora Ruth Guimarães Botelho, destacando sua contribuição para a literatura e a cultura afro-brasileira. A mostra, que apresenta obras representativas da romancista, será inaugurada nesta sexta-feira (17), a partir das 19h, com entrada gratuita.

Ruth Guimarães, reconhecida como a primeira escritora brasileira negra a alcançar projeção nacional, nasceu em Cachoeira Paulista, em 1920. Poeta, romancista, contista, cronista, jornalista, tradutora e professora, ela ganhou destaque com seu primeiro livro, “Água Funda” (1946), que retrata a transição entre o fim da escravidão e o início do século 20.

A exposição celebra a rica trajetória literária de Ruth Guimarães, que deixou um legado inestimável para a cultura brasileira.

“Sua obra aborda questões sobre identidade, resistência e a experiência negra no Brasil, o que a torna uma figura essencial a ser homenageada. Essa homenagem não apenas celebra sua vida e legado, mas também inspira novas gerações a valorizar a diversidade cultural e a história afro-brasileira”, contou o coordenador da Casa SP Afro Brasil de Lorena, Denilson Costa.

Inaugurada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Lorena em julho do ano passado, a Casa SP Afro Brasil tem como objetivo promover a igualdade racial, além de funcionar como um espaço de preservação e divulgação da história, tradições e contribuições da população negra. Segundo Costa, o local já possui um planejamento anual de eventos.

“Realizamos eventos, exposições e atividades educativas que fomentam o diálogo e a reflexão sobre questões raciais e sociais. Os próximos destaques incluem a continuidade da exposição e eventos temáticos relacionados aos povos originários, Dia da Consciência Negra, e sobre a necessidade em fazer valer as leis nº 10.639 e nº 11.645 na educação”, afirmou.

A mostra “Ruth Guimarães: a voz do povo invisível na literatura” deve contar com as principais obras literárias, manuscritos, cartas e documentos pessoais da romancista, além de itens raros e inéditos. O filho da autora, o escritor e jornalista Joaquim Maria Botelho, também dará uma palestra na abertura do evento, abordando temas como igualdade racial e representatividade negra.

A exposição estará disponível até o próximo dia 21, na Casa SP Afro Brasil, que fica na rua Dr. Alcydes da Costa Vidigal, s/n, no bairro Nova Lorena. Na sexta-feira (17), o evento começa às 19h. Já no sábado (18) e domingo (19), a visitação será das 9h às 11. Nos últimos dias, 20 e 21 de janeiro, o público poderá conferir a mostra das 9h às 11h e das 13h às 19h.

“Esperamos que o público leve consigo uma reflexão profunda sobre a importância da diversidade cultural, a valorização da literatura afro-brasileira e a consciência sobre as lutas históricas e contemporâneas do povo negro no Brasil. Que essa experiência inspire um compromisso com a igualdade e a justiça social”, finalizou o coordenador do espaço.

Veja também