Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 19/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

19/09/2024 16:14

Chery pretende fechar linha de produção em Jacareí; sindicato protesta

Com o anúncio do fechamento da Caoa Chery em Jacareí, o sindicato dos metalúrgicos da cidade fez um protesto na sede do sindicato contrários ao fechamento da empresa, o que resultaria na demissão de cerca de 600 funcionários.

A empresa está instalada em Jacareí desde 2014, com a intenção de competir com outras empresas na venda de veículos. A Chery anunciou que vai parar a produção momentaneamente, para adequar a linha de produção com o intuito de produzir veículos elétricos. O anúncio desta decisão por parte da empresa pegou os funcionários de surpresa. De acordo com Anderson Xavier, operador de empilhadeira da Chery, a empresa comunicou que voltará a contar com os funcionários em 2025, desta vez fabricando veículos elétricos. Porém, segundo Anderson, o sindicato não acredita que isso acontecerá, e ressalta da dificuldade em ficar sem emprego durante este período difícil vivenciado pelo país.

“A nossa luta será pela manutenção da fábrica na cidade. Se a empresa insistir com o fechamento, vamos exigir a estatização sob controle dos trabalhadores para que, assim, nosso país produza um carro 100% nacional. Vamos repetir a luta dos trabalhadores da Avibras, que conseguiram reverter centenas de demissões”, afirma Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (Sindmetal) de São José dos Campos e Região ao portal de notícias 012 news.

Ainda nesta sexta-feira (6), os funcionários juntamente com membros do sindicato, foram em passeata até a Prefeitura, onde farão uma reunião com o prefeito Izaias Santana a partir das 15h.

Após a reunião, a Prefeitura de Jacareí lançou um comunicado em nota. Confira abaixo:

A Prefeitura de Jacareí se solidariza com os trabalhadores da Caoa Chery, que foram pegos de surpresa com o anúncio feito pela montadora – surpresa, também, para a Administração Municipal. Desde o momento em que foi informada sobre a decisão, a Prefeitura já conversou com representantes da empresa e, também, do Governo do Estado, para auxiliar nas negociações com a Caoa Chery e tentar reverter ou reduzir os impactos negativos desta decisão empresarial.

Durante a tarde desta sexta-feira (6), o prefeito de Jacareí, Izaias Santana, e membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da cidade se reuniram com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos, quando foi conversado sobre possibilidades de proteger o emprego destes trabalhadores e encontrar o melhor caminho, sem que eles sejam prejudicados. A Prefeitura reforça que está trabalhando na tentativa de construir uma mesa de negociação entre: empresa, Sindicato e Governo do Estado, para reduzir os impactos negativos, caso a decisão seja irreversível.

O que propõe a Chery

A Caoa Chery propôs aos funcionários que aderirem ao movimento de demissão voluntária o pagamento de três meses de seus salários. A proposta foi rapidamente rejeitada pelo sindicato. Em contrapartida, os trabalhadores pedem que não ocorram as demissões, que haja cinco meses de layoff e em seguida três meses de estabilidade. Medidas que assegurariam até janeiro o emprego dos funcionários.

Além da reunião na prefeitura, está previsto um novo encontro entre líderes sindicais e a diretoria da Caoa Chery para a próxima quarta-feira (11).

Foto: Reprodução.

Veja também