20/05/2024 07:31

Chromebooks para professores e gestores das escolas municipais de São José

“A tecnologia é bem-vinda na Educação.” A frase da professora Fabíola de Lima Salerno, da Emef Leonor Pereira Nunes Galvão, na Vila Industrial, reforça a importância das ações de inovação na rede de ensino municipal.

Nesta terça-feira (1), a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a distribuição dos Chromebooks para professores e gestores das escolas municipais.

Mais de 4.500 notebooks educacionais serão distribuídos para os educadores. O equipamento de uso pessoal é desenvolvido pela empresa Google e conta com o sistema operacional Chrome OS. A entrega deve ocorrer durante todo o mês de junho nas escolas e faz parte do plano de governo da administração municipal.

Todas as escolas municipais recebem investimentos e ferramentas tecnológicas por meio do programa Educação 5.0. Na Emef Leonor, os professores já receberam o equipamento para levar para casa.

“A tecnologia e as mudanças que estamos vivendo vieram para ficar, com ferramentas que nos ajudam muito, como os aplicativos da Google”, afirma Fabíola, professora na escola há quatro anos, atualmente nos anos iniciais.
Segundo a professora Midiã Olinto, também dos anos iniciais, “as novidades são boas para todos e aqui na escola temos uma boa parceria”.

Google Educacional
Buscando um ensino ser cada vez mais inovador, foram criadas cerca de 4 mil contas educacionais da Google para os professores.
Mais de 38 mil alunos do Ensino Fundamental podem aprender por meio das ferramentas Google, utilizando também as contas de e-mail educacional, e acessando os materiais produzidos pela equipe de especialistas do Cite (Centro de Inovação e Tecnologias Educacionais).

Escola On
Para a integração de toda rede ser efetiva, os alunos em vulnerabilidade social irão receber de suas escolas chip para acesso à internet. A Secretaria de Educação poderá distribuir até 10 mil chips de internet para os estudantes. O chip, com 10 GB, permite acesso apenas aos dados móveis para as atividades educacionais.
São José conta ainda com 839 salas de aulas com Wi-fi, computadores e lousa interativa. O acesso a rede de internet é liberado para estudantes e profissionais da Educação.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também