O sábado (11) de pré-Carnaval foi animado em São José dos Campos e nem a chuva de verão dispersou os foliões. No Jardim Aquarius, na região oeste, um evento de Carnaval de rua movimentou trecho da Via Oeste, próximo à arena FarmaConde, com diversas atrações musicais.
O estádio Martins Pereira foi preparado para receber o público do Bloco do Pimenta, com show do cantor sertanejo Gustavo Lima.
Equipes da Prefeitura atuaram nos eventos com limpeza, sinalização viária, segurança e abordagens preventivas para a saúde.
Um trecho entre a Via Oeste e a rua Professor Dr. João Batista Ortiz Monteiro, no Jardim Aquarius, foi interditado entre a noite desta sexta (10) e este domingo (12) para o bloco de Carnaval Kickinthe, com apresentação do grupo Tchakabum e outras atrações.
O evento,com entrada gratuita, foi aprovado pelas amigas Tábata de Faria, 18 anos, e Marcela Vieira Lima, 21 anos.
“Foi muito bom, bem organizado, seguro e tranquilo”, disse Tábata.
“Gostei muito, mesmo com chuva curtimos muito. Sem chuva o Carnaval não vale”, afirmou Marcele.
Interdição e sinalização no pré-Carnaval
Também está prevista nova interdição, entre as 6h e as 19h do domingo (12).
A Prefeitura programou rotas alternativas para os motoristas que circulam pelo local, com sinalização em todos os pontos e agentes da mobilidade urbana orientando os motoristas.
Os veículos que transitam pela rua Winston Churchill e pela avenida Campos Elíseos, no sentido Via Oeste, devem realizar o retorno na rotatória, assim como os veículos que circularem no cruzamento entre a avenida Major Miguel Naked e a Via Oeste.
Já no cruzamento entre a rua Professor Dr. João Batista Ortiz Monteiro e a avenida Cassiano Ricardo, os veículos devem realizar o retorno na rua Antônio Rodrigues Júnior pela praça do Tori.
Show no Martins Pereira
Equipes da Prefeitura também realizaram operações no entorno do estádio Martins Pereira, com agentes da mobilidade e arrecadação de alimentos feita pelo Fundo Social de Solidariedade, como ingresso solidário do Bloco do Pimenta, com o cantor Gusttavo Lima e outros artistas.
Para Jaqueline Helena de Oliveira Carvalho, 37 anos, “o espaço é seguro, acessível e bem organizado”.
“Gostei daqui. Lá fora tinha policiamento, o estacionamento é perto e a entrada foi rápida. Aqui dentro está organizado e seguro. É a primeira vez que venho. Espero que seja a primeira de várias outras”.
Prevenção
Para a folia ser bem aproveitada, cuidar da saúde é essencial.
Equipes da Saúde municipal realizaram abordagem para orientações sobre a importância dos cuidados e prevenção das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), com a distribuição de mais de 2.000 preservativos (femininos e masculinos) e leques informativos para o público.
Os interessados em realizar um teste rápido têm as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve à disposição com o Programa Teste Já, que possibilita ao usuário ser acolhido e realizar os testes de HIV, Sífilis, Hepatite C e B, Beta HCG, covid e dengue (NS1) em uma das UBS Resolve, até mesmo fora da área de abrangência do usuário.
Com o objetivo de oferecer diagnóstico e tratamento aos portadores de doenças como HIV/AIDS, hepatites, ISTs e outras doenças infecciosas, o município conta o CRMI (Centro de Referência em Moléstias Infecciosas), uma unidade de saúde que faz diagnóstico e tratamento.
Fotos: Divulgação/PMSJC