Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 16:34

Chuvas deixam Ubatuba em estado de atenção

A Defesa Civil de Ubatuba informa que a cidade está em estado de atenção devido às chuvas que tiveram início na tarde desta quinta-feira, 30. A situação mais alarmante é a do bairro Perequê Mirim, que registrou entre 17h e 18h, 96mm de chuva.

Devido ao deslizamento de massa, a BR-101 Rio Santos ficou interditada no trecho entre o Saco da Ribeira e o bairro Perequê Mirim. Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura encaminhou maquinário para efetuar a desobstrução do local. Às 22h15 o trecho foi liberado.

É extremamente importante que pessoas que se encontrem nessas áreas redobrem a atenção, principalmente, os que residem em áreas de risco. Devido ao volume de chuva, o solo está encharcado, o que pode ocasionar deslizamento de massa/ terra, causando danos em residências. Por isso, é necessário que a população fique alerta a qualquer sinal de risco, como trincas nas casas ou qualquer barulho diferenciado. Em caso de situações como essa, acionar ajuda pelo telefone 199. Também é possível entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3832-6604 ou 3833-7270. . Caso a chuva persista, é importante que as pessoas que estão nas áreas de risco preservem suas vidas, procurando se abrigar em casas de parentes até que a situação volte ao normal.

alagamento Ubatuba
Foto: Divulgação/ PMU

Também é necessário destacar que, em situações de alagamento, a recomendação é não atravessar às áreas atingidas e nunca enfrentar enxurradas.

Panorama em Ubatuba

De uma maneira geral, os acumulados de precipitação foram de até 141 mm em seis horas (dados atualizados por volta de 20horas). As regiões mais atingidas são as Centro-Sul e Sul do município, nas quais os índices pluviométricos registram as maiores altas.

Toninhas, Enseada, Perequê-Mirim e a costeira do Saco da Ribeira são os bairros mais atingidos – as demais áreas de Ubatuba apresentam, no máximo, um acumulado de 50 mm – dentro da normalidade.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil informa que os acumulados pluviométricos do município de Ubatuba encontram-se elevados e como há condição para mais precipitações até, pelo menos, sábado, 1° de janeiro, o solo ficará cada vez mais encharcado, elevando o risco para deslizamentos de terra.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, emitiu nesta data um boletim alertando sobre risco muito alto de movimento de massa. Segundo o documento, as áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se por ocupação populacional em taludes de corte/aterro, deslizamento de encostas e quedas de blocos. Essa situação, associada à precipitação incidente ou acumulada e à previsão meteorológica, indicam que podem ocorrer deslizamentos induzidos generalizados e deslizamentos em encostas naturais.

Devido às chuvas, o telefone 153 da GCM está apresentando problemas.

Temporais causam alagamento em Ubatuba
Foto: Divulgação/ PMU
Desalojados

A Prefeitura de Ubatuba já está se mobilizando caso haja pessoas desalojadas. A Secretaria de Educação já disponibilizou, em um primeiro momento, a EM Olga Gil para servir de alojamento provisório e, caso seja necessário, também vai viabilizar a EM Tancredo De Almeida Neves – ambas localizadas na região central. Na região Sul, o abrigo estabelecido é a Capela Nossa Senhora das Graças (Igreja Católica do Sertão da Quina), que fica na  rua Manoel Gaspar dos Santos, para onde já foram levadas duas turistas mulheres desabrigadas até o momento. Elas foram resgatadas por populares na rua 23 no bairro da Maranduba e foram encaminhadas a um supermercado na Praia do Sapê.

A Secretaria de Assistência Social já está mobilizando os equipamentos como Cras e Creas para prestar um suporte às famílias que tenham suas residências atingidas.

Samu

A linha telefônica do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Sebastião está com problemas técnicos nesta quinta-feira (30).   Identificou-se que o problema    é na Central da Vivo. onde a mesma  sofreu uma queda de  origem externa, até o momento, não há  previsão para a conclusão dos reparos.  Por conta disto, a central de regulação do SAMU estão com as linhas mudas.  Em caso de urgência, ligar 193.

Abastecimento de água

De acordo com informações da Sabesp, as fortes chuvas que vêm atingindo o Litoral Norte nesta data estão afetando a produção de água nos municípios do Litoral Norte.

As chuvas torrenciais e em grande quantidade que estão atingindo a região comprometem a produção de água, podendo ocasionar a interrupção do abastecimento ainda que parcialmente, devido ao grande volume de água que vem atingindo as captações e em função do arraste de terra, areia, pedras, galhos e lama (que provocam o bloqueio das grades, peneiras e sistemas de bombeamento das captações de água). Por essa razão a produção é diretamente afetada em decorrência da qualidade da água que chega às estações de tratamento.

No momento, a Companhia abastece os imóveis de forma reduzida, com a diminuição da vazão e pressão, mas vale ressaltar que toda a força de trabalho da Companhia está em campo para a normalização dos sistemas de abastecimento o mais breve que seja possível, inclusive com equipes de contingências que estão atuando ininterruptamente para normalizar os sistemas produtores.

A situação é de alerta máximo e a Sabesp pede a colaboração dos comitês de contingências criados nos municípios do Litoral Norte pelas Prefeituras, como também solicita à população que utilize a água de forma consistente, preservando-a para usos necessários e emergenciais. Casos de emergência devem ser comunicados na Central de Atendimento que funciona 24 horas pelo telefone 0800 055 195. A ligação é gratuita.

Média histórica em Dezembro

Ubatuba apresentou média acumulada histórica de 280mm acumulados entre os dias 01 e 29. A média acumulada foi calculada com base em 11 dos 22 pluviômetros de Ubatuba, visto que alguns passaram por manutenção recente. O maior índice foi registrado no bairro da Figueir, com 372mm e o menor na Maranduba, com 235 mm.

Foto destaque: Divulgação/PMU

Veja também