Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 18:20

Clima: São Paulo deve enfrentar frente fria nesta quarta (10)

O clima dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo será afetado nesta quarta-feira (10). Uma área de baixa pressão começa a se aprofundar no Sul do Brasil nesta terça-feira e originará um ciclone extratropical entre os litorais dos três estados. O sistema será responsável por provocar chuva forte a torrencial e ainda rajadas de vento fortes a muito fortes, sendo localmente intensas.

Esta é região que comumente não é ciclogenética, ou seja, ciclones não costumam se formar nesta parte da costa brasileiras. Os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes se originando na costa do Rio Grande do Sul. Trata-se, assim, de uma posição mais ao Norte que o habitual para a gênese de um ciclone extratropical no Atlântico Sul.

Com isso, o vento mais forte que costuma ocorrer em ciclones no Uruguai, Argentina e no Rio Grande do Sul, desta vez vai se dar em áreas mais ao Norte e menos acostumadas a enfrentar ventania forte a intensa por conta deste tipo de sistema. De acordo com a análise da MetSul, o campo de vento mais forte deste ciclone deve atingir uma faixa na costa da região de Florianópolis ao litoral do Rio de Janeiro, o que inclui as costas do Paraná e o litoral de São Paulo. Segundo os dados analisados, o vento mais intenso poderia se dar nos litorais paranaense, paulista e fluminense afetando o clima.

CLIMA: VENTO ATIPICAMENTE FORTE NO SUDESTE DO BRASIL

O litoral de São Paulo deve ser um dos mais atingidos pelo vento forte a intenso deste ciclone que vai se formar sobre o Atlântico. O centro de baixa pressão vai se aprofundar muito perto da faixa costeira, alterando o clima, gerando rajadas de vento fortes a intensas por várias horas seguidas, sobretudo entre a tarde e noite desta quarta.

A ventania atinge no momento inicial nesta quarta-feira o litoral Sul paulista, depois a Baixada Santista e, por fim, as praias do Litoral Norte de São Paulo. Os dados indicam episódio de vento atipicamente forte na região e que o litoral paulista não está acostumado a enfrentar este clima, uma vez que o posicionamento do ciclone se dará muito mais ao Norte que o habitual.

Com informações da MetSul 

Foto: Reprodução/MetSul.

Veja também