18/07/2024 03:10

Coleta seletiva é exemplo em Dia Internacional da Reciclagem

No Dia Internacional da Reciclagem, comemorado nesta segunda-feira (17), São José dos Campos se apresenta como uma das poucas cidades do país que pratica a universalização das coletas, ou seja, as coletas comum e seletiva atingem 100% da área urbana com recolhimento porta a porta, além do subdistrito de São Francisco Xavier.

A Urbam (Urbanizadora Municipal) recolhe na coleta seletiva cerca de 1.400 toneladas ao mês, que representam 8% do total de resíduos sólidos urbanos da cidade. O serviço –orgulho para os moradores- existe há 31 anos.

O serviço de coleta de lixo (que inclui também a coleta comum e de outros resíduos) é tido como positivo (bom ou ótimo) para 90% dos moradores, segundo pesquisa Indsat referente ao primeiro trimestre deste ano e considerado o melhor atendimento do município.

São José dos Campos produz menos resíduos per capta em relação à maioria das cidades no país. A média nacional é de 1 kg de lixo por habitante. O volume per capta considerando a população estimada pelo IBGE em 2019 (721.928 habitantes) foi de 0,82 kg/dia.

Em 2020, este volume caiu para 0,78 kg/dia, para uma população estimada em 729.737 habitantes –uma redução de 5%. Isso demonstra uma melhoria não só na separação dos resíduos, como também na não-geração de lixo.

As cooperativas de reciclagem foram inseridas na triagem dos materiais desde 2017. A inclusão social gera renda para mais de 100 famílias.

Educação ambiental

A conscientização dos moradores é fundamental para manter o bom funcionamento do serviço. Neste sentido, a Urbam faz orientação em diversas frentes, desde porta a porta, palestras e as visitas ao Centro de Educação Ambiental, que agregaram um novo Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca e complementam as demais atividades do Programa Lixo Tour.

PEVs

A Prefeitura de São José dos Campos mantém também 15 PEVs (Postos de Entrega Voluntária) em funcionamento, para incentivar o descarte correto de resíduos. Os PEVs ficam abertos de segunda a segunda, inclusive aos feriados.

Por ano, os PEVs fazem cerca de 180 mil atendimentos. São pessoas que entregam restos da construção civil, galhos de árvores, poda de jardim, até colchões e óleo de cozinha.

Endereços
PEVs

Veja também