14/06/2024 19:26

Coletivo 1MULHERporM2 homenageia o Dia Internacional da Mulher com exposição gratuita em Taubaté

fOTO: Internet

A exposição Amanhã Serei Raiz apresenta 13 obras das artistas do Coletivo 1MULHERporM2. Todos os trabalhos têm a dimensão de 1m², uma das principais bandeiras do Coletivo, em uma relação simbólica entre a ocupação literal de um espaço físico restrito e sua analogia ao limitado espaço ocupado pela mulher na sociedade atual.

O conceito da mostra Amanhã Serei Raiz é resgatar o feminino e a ancestralidade através das raízes culturais, sociais e antropológicas, trabalhadas de forma ampla ou pessoal.

A exposição conta com as obras das artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura.

Cada artista traz um conjunto de obras composto por três elementos: imagem, texto e livro de artista, que se complementam e oferecem uma leitura plural de seu universo poético. Os livros de artista aproximam o espectador do processo criativo, ampliando a possibilidade de uma interação viva e sensível com as obras.

Os trabalhos promovem uma reflexão acerca da consciência ambiental, saúde, diversidade, desigualdade, memória histórica, a vivência através de temas relacionados à antepassados e a força feminina como eixo de referência.

Oficinas
Durante o período da exposição serão oferecidas oficinas de criação e reprodução de imagens tais como monotipia, isogravura e carimbos através de materiais acessíveis, que serão ministradas no Teatro Conceição Molinario, Taubaté; oficina de fotografia no Museu da Imagem e do Som de Taubaté – MISTAU e a palestra online sobre organização e gerenciamento de coletivos artísticos.

Sobre o coletivo
1MULHERporM2, que está comemorando em março seus cinco anos de atividade, é um grupo de mulheres artistas visuais que propõe discussões sobre o papel da mulher na sociedade e na arte contemporânea. Essas artistas vêm, com suas poéticas, realizando obras e intervenções em espaços públicos e institucionais.

A exposição Amanhã Serei Raiz, foi premiada pelo Edital ProAC 13/2023 – Artes Visuais | Circulação de Exposição, do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, possibilitando dar continuidade, este ano, ao seu projeto de itinerância por cidades do interior de São Paulo, expandindo o diálogo e as trocas nas diversas regiões do estado através da arte. O projeto tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de Taubaté.

Serviço

Local: Sede da Área de Museus de Taubaté
Espaço Francisco Leopoldo e Silva
Av. Santa Luiza de Marillac, 1481 – Vila São José, Taubaté SP
Abertura: 08 de março de 2024, das 9h00 às 17h00
De terça a sexta, das 9h00 às 17h00
Sábado e domingo, das 11h00 às 16h00
Fechado para almoço, de terça à sexta, das 12h00 às 13h00
Até 20 de abril
Entrada gratuita
Censura livre

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também