A Companhia Itapemirim, anunciou na noite desta sexta-feira (17), que irá cancelar seus voos agendados neste final de ano, até o dia 2 de janeiro de 2022. A declaração pode afetar até 40 mil pessoas, que já tinham adquirido seus pacotes de viagens, principalmente por se tratar do final de ano, onde o mercado de viagens e turismo se encontra aquecido.
Atualmente, empresa de Sidnei Piva está em recuperação judicial. Porém, criou a companhia ITA, com bilhões de valor investido, alegando ter recebido grandes montantes de investimento árabe. O cancelamento dos voos aconteceu por vontade própria da empresa, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), não teve envolvimento na escolha de paralisar os voos da Companhia ITA.
Apesar de Sidnei Piva já ter tornado público que receberiam investimento dos árabes, a concretização deste patrocínio aconteceria apenas após a recuperação judicial. Para o empresário, o processo seria concluído por volta de julho, meio do ano que vem. A empresa segue sendo alvo de questionamentos dos credores.
Itapemirim assume transporte em SJC; em crise, Sidnei Piva abre empresa no Reino Unido
A empresa de Piva, também cuida de outros modais de transporte, como o rodoviário. Aliás, é a empresa que vai assumir o transporte circular urbano em São José dos Campos. Os contratos foram firmados no último dia 14 de dezembro.
Em agosto, a empresa já havia assinado contrato também para o lote 1 no transporte em São José. Entretanto, no dia 2 de dezembro, diversos credores entraram na justiça pedindo a falência da empresa. O pedido se estendia para outras companhia do mesmo conglomerado. Por outro lado, a empresa afirma que os credores agiram de má fé e que o pedido realizado por eles não teria fundamento jurídico.
Em São José, o lote 1, que abrange as regiões norte, oeste e sul, inclui a Linha Verde, que terá 12 VLPs (Veículos Leve sobre Pneus) e também deve iniciar operação até março. O lote 2 abrange as regiões leste e sudeste da cidade.
O grupo Itapemirim deverá iniciar a operar em São José no final do primeiro trimestre, substituindo as atuais concessionárias do transporte público.
Empresa no Reino Unido – Nesta semana, diversos jornais noticiaram que Piva abriu uma empresa no Reino Unido com capital de cerca de 6 bilhões de reais, mesmo com o pedido de recuperação judicial da Itapemirim. A assessoria da empresa SS Space Capital, já se pronunciou dizendo que pertence à Piva, porém, que não tem ligação ao grupo Itapemirim.
Foto destaque: Divulgação/ Itapemirim