14/04/2024 02:02

Conselho de Igualdade Racial está com inscrições abertas em São José

Foto: PMSJC

O Compir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial) em São José dos Campos está com inscrições abertas para os candidatos que desejam concorrer ao pleito para o mandato de 2024-2026.

São 10 vagas abertas para os membros da sociedade civil representantes de entidades e segmentos, cujo trabalho esteja relacionado à promoção da igualdade racial. Para cada conselheiro titular será eleito também um conselheiro suplente.

Os interessados deverão acessar o edital e preencher a ficha de inscrição presente no anexo II, que deverá ser protocolada no Centro de referência Afro-brasileira, localizado na Rua Henrique Dias, 363, Monte Castelo, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Para concorrer, o candidato precisa morar e votar em São José dos Campos, ser maior de 18 anos, não ocupar cargo público e ser indicado por entidades ou organizações cujo trabalho esteja relacionado à promoção da igualdade racial, entre outros requisitos constantes no edital.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 28 de março.

A divulgação da lista de inscritos elegíveis estará disponível no dia 29 no site da Prefeitura.

Eleição

A eleição acontece no dia 5 de abril, das 14h às 18h no Centro de Referência Afro.

O processo de votação será realizado por meio do voto identificação e credenciamento dos eleitores.

Após a conclusão do pleito e apuração dos votos, o resultado será publicado no Diário Oficial do município, e a posse dos eleitos acontece no dia 17 de maio no Paço Municipal.

O Conselho

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial tem como finalidade propor, em âmbito municipal, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, povos indígenas, e outros segmentos étnicos.

O Compir é um órgão permanente e consultivo, de representatividade da igualdade racial e está vinculado à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial.

O Conselho é formado paritariamente por 20 membros titulares, sendo 10 representantes da Sociedade Civil e 10 do poder público municipal, sendo os representantes da Sociedade Civil eleitos e os representantes do poder público municipal indicado pelo chefe do poder executivo municipal.

Mais informações pelo telefone 3909-2626.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também