Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 16:49

Corinthians em São José para a disputa da Copinha em 2022

O Corinthians, tradicional clube do futebol paulista vai ter a cidade de São José dos Campos como sua sede na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior, torneio conhecido como a principal oportunidade para os amadores se destacarem e serem observados pelos clubes maiores, e o time do Parque São Jorge é o maior campeão do ”vestibular da bola” com 10 títulos.

A copinha contará com 128 clubes e terá início no dia 2 de janeiro com final no dia 25. Com a demolição parcial do Pacaembu, espera-se que a Federação Paulista de Futebol venha a anunciar nos próximos dias o estádio que receberá a final do torneio.

Outra diferença é que neste ano os atletas com até 21 anos poderão ser inscritos, uma vez que não houve a edição do torneio em 2021. Portanto, os atletas que não participaram por conta da competição ter sido suspensa, poderão ser inscritos para o ano que vem.

As equipes deverão mandar a sua lista de atletas inscritos até o dia 2 de janeiro, prazo final.

Grupo do Corinthians na Copinha 2022

O grupo 15 será formado por quatro equipes: (Ordem de sorteio)

1- São José;

2- Corinthians;

3- River Plate-PI;

4- Resende-RJ

Títulos do Corinthians, o maior campeão da Copa São Paulo
Primeiro Título do Corinthians em 1969
1º Título do Corinthians, em 1969.

O Timão venceu o torneio 10 vezes em sua história. A primeira delas no ano de 1969. Posteriormente, o clube do Parque São Jorge venceu o campeonato nos anos de 1970, 1995, 2001, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017.

Os clubes com mais com mais conquistas depois do Corinthians são o Fluminense e o Internacional, com cinco troféus.

Foto: Reprodução/ Rodrigo Gazzanel/ Central do Timão.

São José na Copinha

A última vez que a cidade passou da primeira fase da Copa São Paulo foi em 2012, com o Primeira Camisa Futebol Clube.

O antigo São José dos Campos Futebol Clube, Ou Clube Atlético Joseense, que disputou o torneio em parceria com o programa Atleta Cidadão de 2015 até 2017, não conseguiu chegar à segunda fase da competição.

Já o São José Esporte Clube, a Águia do Vale, participou da Copinha pela última vez em 2013, quando também caiu na fase de grupos.

O que está na memória do torcedor de São José dos Campos é o estádio lotado, com direito a público do lado de fora por falta de espaço, e a trajetória da Águia na competição: em 2007, o time joseense fez a melhor campanha de sua história na Copinha.

São José EC 2 x 6 Cruzeiro - Copa São Paulo de Futebol Júnior 2007 (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Melhor campanha do São José na Copinha foi em 2007 (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

O São José Esporte Clube disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2007 em parceria com o Primeira Camisa Futebol Clube, time do zagueiro Roque Júnior. A camisa era da Águia, mas o elenco e a comissão técnica pertenciam ao time do pentacampeão mundial.

Mas como o Primeira Camisa também era de São José dos Campos, o DNA joseense estava naquela equipe.

O treinador do time era Mário Amado, o popular Marião, que em 2006 comandou a equipe no acesso à Série A2.

O elenco era formado, principalmente, por atletas da cidade, como os laterais Danilo Fidélis e Juninho, o meia Emerson Paraíba e o atacante Cecel.

A Águia do Vale caiu no Grupo N da competição, que tinha como favorito o Vasco da Gama. Vitória-ES e Tocantinópolis-TO eram os outros dois clubes que brigavam pela única vaga da chave.

Quando a bola rolou, quem dominou o grupo foi o São José. Venceu os três jogos e avançou em primeiro com nove pontos, sete gols marcados e apenas um sofrido.

São José EC 2 x 6 Cruzeiro - Copa São Paulo de Futebol Júnior 2007 (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Torcedores tentaram assistir ao jogo na entrada da ambulância (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Na segunda fase, os joseenses encararam o Comercial e, após um empate por 1 a 1 no tempo normal, vitória nos pênaltis por 6 a 5. Nas oitavas, despachou o Coritiba ao vencer o confronto por 3 a 2. Nas quartas de final, o estádio Martins Pereira recebeu mais de 20 mil torcedores para assistir ao jogo entre São José e Cruzeiro.

Algumas pessoas chegaram a tentar assistir ao embate no túnel de entrada da ambulância e outras ficaram para fora do estádio.

Apesar de ter o apoio da torcida, a Águia não conseguiu superar o Cruzeiro, que era dirigido pelo técnico Enderson Moreira. O atacante Guilherme marcou três gols na goleada por 6 a 2. Wellington, Carlos e Pablo foram os autores dos outros gols da Raposa. Markson e Wesley balançaram as redes para o São José.

RESULTADOS

PRIMEIRA FASE
São José 2 x 0 Tocantinópolis-TO
São José 3 x 1 Vitória-ES
São José 2 x 0 Vasco da Gama
*São José foi o único classificado do Grupo N

2ª FASE
São José 1 x 1 Comercial (São José vence nos pênaltis por 6 a 5)

OITAVAS DE FINAL
Coritiba 2 x 3 São José

QUARTAS DE FINAL
Cruzeiro 6 x 2 São José

 

Veja também