Foto: Divulgação
O município de Cruzeiro reativará o programa social Guarda Mirim, que oferece oportunidades de trabalho a adolescentes de 15 a 17 anos.
A primeira fase do programa contemplará a contratação de até cinquenta jovens moradores. Em breve, será lançado o edital para o processo seletivo, que permitirá aos adolescentes interessados se inscreverem.
Os selecionados terão um contrato de 15 meses, atuando na Prefeitura em funções administrativas, com uma carga horária semanal de até 30 horas, divididas entre 24 horas de trabalho e 6 horas dedicadas a cursos de capacitação. Um treinamento prévio está previsto para começar na segunda quinzena de outubro.
A reativação do Guarda Mirim ocorre 21 anos após o encerramento de sua primeira edição, em 2003. Fonseca destacou a importância do programa, afirmando que ele auxiliará os jovens a ingressarem no mercado de trabalho de maneira segura e remunerada. Para futuras turmas, o município buscará parcerias com empresas locais.
O anúncio sobre a abertura das inscrições deve ser feito até o fim da primeira semana de outubro nas redes sociais da Nova Guarda Mirim de Cruzeiro. A expectativa é que a contratação dos jovens e o início de suas atividades ocorram em novembro.