No último fim de semana (8 e 9), o Centro de Segurança e Inteligência (CSI) ultrapassou a marca de 1.000 ocorrências registradas, 400 suspeitos detidos, 100 deles foragidos da Justiça que circularam por São José dos Campos.
Até a manhã desta segunda-feira (10), das 403 pessoas presas, 101 tinham condenação pela Justiça por furto, homicídio, violência doméstica, estupro, tráfico de drogas, estelionato, porte ilegal de arma de fogo, entre outros crimes.
As condenações eram de vários estados do país, como Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Distrito Federal e Maranhão.
A média de procurados pela Justiça que foram presos em São José por meio das câmeras inteligentes chegou a 10 por mês. Isso porque a partir de dezembro do ano passado, o CSI obteve acesso aos bancos de dados do Ministério da Justiça (Córtex) e do Estado de São Paulo (Detecta), por meio de convênios assinados com a Prefeitura.
Com os bancos de dados, pessoas foragidas são identificadas pelas câmeras e portais do CSI por placa de veículos e por reconhecimento facial. Quando isso acontece, o sistema emite um alerta e mostra o local onde o foragido está circulando. A partir daí, a GCM (Guarda Civil Municipal) ou da Polícia Militar são acionadas para fazer a abordagem.
Média CSI
Com 18 meses de funcionamento, o CSI já conquistou a média diária de 2 pessoas presas e 1 veículo recuperado por dia (furtado ou roubado).
O CSI tem papel fundamental na redução dos índices criminais em São José. São José dos Campos tem hoje os menores indicadores criminais dos últimos 20 anos.
Desaparecido
Também no fim de semana um homem que estava desaparecido foi localizado pelas câmeras de reconhecimento facial, no terminal rodoviário do centro da cidade.
A foto e o documento do homem foram inseridos no sistema, que pesquisou comparações e encontrou 49% de similaridade com um indivíduo que estava no terminal.
Uma equipe da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão foi até o local e confirmou ser o mesmo homem. Ele estava tentando ir para Paraibuna.
Roubo de carga
Um homem foi preso no domingo (9) suspeito de furtar 400 quilos de pó de café de um supermercado em Taubaté.
O carro em que ele estava foi rastreado em São José pelas câmeras do CSI e abordado em um supermercado da região oeste pela Polícia Militar. A carga está avaliada em R$ 13 mil.
Outras 4 pessoas foram presas no domingo suspeitas de envolvimento com um caminhão carregado com produtos alimentícios furtados, no bairro Chácaras Reunidas.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC