Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 22/11/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

22/11/2024 11:48

Cultura: Confira o que “rola” neste fim de semana nas principais cidades

Fim de semana de cultura. Confira o que “rola” nas principais cidades da região. Com o tema “40 anos da Fundação Cultural de Jacarehy”, a V Conferência Municipal de Cultura será realizada neste próximo final de semana: sexta-feira (26), sábado (27) e domingo (29). A Sala Mário Lago receberá uma programação diversificada, com o intuito de discutir as políticas culturais do município e celebrar a arte.

A abertura no dia 26 será às 18h, em seguida o coletivo Cultural no Morro falará sobre suas estratégias de território. No sábado (27), o evento começará às 9h, com a formação de Comunicação para Projetos Culturais, com Diana Poepcke. Às 14h, será oferecida uma formação também para Conselheiros Municipais, com Camila Marujo e às 17h, será apresentado o Plano Municipal Revisado. Os interessados em consultar o documento podem acessar este link.

cultura

Ação de Cultura

Já no domingo (28), abriremos a programação com a fala do Célio Turino, sobre “Uma Ação Cultural Transformadora”. O projeto Cultural e Economia para Jacareí – Cejac se apresentará às 14h e, às 15h, teremos a eleição da nova formação de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

Encerrando a V Conferência Municipal, a Fundação Cultural de Jacarehy (FCJ) recebe o show da banda regional Trem da Viração, no Pátio dos Trilhos, a partir das 18h. Tanto o show como toda a programação é aberta ao público, gratuita e sem necessidade de inscrição prévia.

A Conferência – O evento, que acontece a cada dois anos, compõe as diretrizes do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). Conforme a Lei nº 5.736 do CMPC, a Conferência Municipal de Cultura de Jacareí é um evento que integra o Sistema Municipal, sendo também um mecanismo legal e jurídico para a concretização da democracia participativa em âmbito municipal sobre as políticas culturais da cidade. O regimento completo da conferência de 2021 pode ser conferido por aqui.

cultura

MAGDALENA GUISARD homenageada em Taubaté

A prefeitura de Taubaté, por meio da secretaria cultural, realiza nesta sexta-feira, dia 26 de novembro, o evento “Revivendo Magdalena Guisard: a arte musical em Taubaté”, em comemoração ao seu aniversário.

Magdalena Guisard foi uma brilhante musicista taubateana nascida em 1914.

A comemoração contará com a publicação de um catálogo contando a história de Magdalena Guisard, às 10h, e uma live com professores de música da Secretaria de Cultura executando músicas de Magdalena Guisard, às 16h. As atividades virtuais acontecem nas redes sociais da secretaria de cultura de Taubaté.

No Centro Cultural acontece a inauguração de sua exposição temporária, que estará aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h no hall de entrada do espaço.

Cultura: Museu do Folclore recebe bioconstrutor em São José

O nome dele é José Donizetti Costa, mas as pessoas o conhecem mais pelo apelido de Biskuit ou Bisckuit Costa, mais condizente com sua atual atividade, também um tanto diferente para muita gente. Hoje, Biskuit se define como um bioconstrutor, atuando na área da bioconstrução em terra crua.

Domingo (28), ele compartilha seu saber no último Museu Vivo do ano, no Museu do Folclore de São José dos Campos, oferecendo uma vivência de construção de parede de pau a pique. O público também poderá participar da atividade amassando barro, literalmente.

cultura

Donizetti, 58 anos, nasceu e cresceu na zona rural de São José dos Campos, onde teve contato com técnicas tradicionais de construção de casas. Ele utiliza técnicas tradicionais e novas em suas construções, consideradas de boa estética, ecológicas e econômicas.

A técnica do pau-a-pique consiste de uma estrutura de bambu na qual é colocado o barro comum, que depois de seco é coberto por uma camada de barro branco (tabatinga) para fazer o acabamento, podendo ou não passar cal para finalizar.

Projeto e gestão

O Museu Vivo é um projeto do Museu do Folclore que objetiva valorizar o saber popular e dar visibilidade ao seu detentor. A atividade é realizada em dois domingos do mês, no período da tarde, entre 14h e 17h, na área externa do museu.

Sua realização foi retomada no formato presencial a partir de setembro, com a reabertura do museu. Durante os meses de maior intensidade da pandemia da covid-19, os encontros aconteceram de maneira virtual.

A gestão do Museu do Folclore é feita pelo CECP (Centro de Estudos Cultural Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, com sede em São José dos Campos.

Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354 – www.museudofolclore.org

Veja também