24/04/2024 13:31

Cursos técnicos do Cephas oferecem qualificação profissional

Cursos

Quem procura qualificação profissional com cursos técnicos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), em São José dos Campos, deve se atentar ao prazo de inscrição, que vai até o dia 18 de outubro.

Para as primeiras turmas de 2022, o Cephas está com 260 vagas abertas em seis cursos técnicos. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site do Cephas.

O destaque deste ano é o curso Técnico em Comércio. Com 40 vagas e aulas no período da tarde, a opção foi incluída considerando o mercado de trabalho e as diversas possibilidades de atuação do profissional, sendo o Cephas a primeira instituição da região a oferecer um curso específico para as necessidades do setor.

Há vagas também para Administração (tarde e noite), Edificações (noite), Eletrônica (tarde), Enfermagem (manhã) e Mecânica (tarde).

Inscrições

Para se inscrever, é necessário que o candidato seja morador de São José dos Campos há, no mínimo, dois anos. Já para o curso de Enfermagem, um requisito é a idade mínima de 18 anos. O edital está disponível no site do Cephas com as especificações e exigências de cada curso.

Após a inscrição on-line, é necessário o pagamento da taxa de R$ 19 na rede bancária até 19 de outubro (terça), durante o horário de expediente bancário.

O candidato que não tiver condições financeiras para pagar a taxa de inscrição poderá solicitar o pedido de isenção até o dia 4 de outubro, pelo e-mail cephasescolaempresa@fundhas.org.br. Todas as informações e documentos necessários para solicitação do pedido estão disponíveis no edital.

É importante destacar que os pedidos de isenção serão analisados e o resultado será comunicado pelo Cephas no dia 8 de outubro. O candidato que tiver o pedido indeferido deve efetivar o pagamento da taxa para concluir a inscrição.

Processo seletivo Cephas

A seleção será feita por meio de análise do histórico escolar do Ensino Fundamental. Na hora da inscrição é necessário que o candidato tenha em mãos as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática e seu Histórico Escolar ou documento que comprove seu histórico.

O documento deverá ser apresentado em arquivo único, exclusivamente no formato “PDF” ou “JPEG”. Mais detalhes no edital.

Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Cephas pelo telefone (12) 3934-1955.

Primeira Chance

A segunda edição de 2021 do programa Primeira Chance, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), começou nesta terça-feira (28), no auditório do Centro da Juventude (região sul), e reuniu 30 jovens movidos por sonhos e novas oportunidades profissionais.

Em “Os Diferenciais da Competitividade”, tema escolhido para a abertura do programa, o empresário Mário Celso do Prado abordou o perfil dos jovens para o mercado de trabalho e destacou a importância da coragem, disciplina, compromisso e comprometimento como características importantes para o crescimento profissional.

Por meio de vídeos e troca de experiências, Mário envolveu os jovens com a sua trajetória profissional e de vida, e propôs também reflexões acerca das dificuldades, mudanças e desafios para que cada indivíduo alcance os seus objetivos.

Para João Vitor Lopes, de 19 anos, a participação foi positiva. “Gostei da proposta e da palestra”, disse. Para ele, este tipo de iniciativa ajuda os jovens a buscarem formação e garante oportunidade para todos, já que os módulos são gratuitos.

Dentro desta linha, Douglas Gomes Antunes também concordou. “Para os jovens é complicado iniciar um trabalho, a primeira palestra revelou como pessoas experientes podem ajudar os mais novos, aprendi muito”, afirma.

Aos 19 anos, Douglas pensa longe e garante que não pretende parar, “Embora queira me formar em psicologia, quero ser um empreendedor e para isso preciso ter conhecimento em várias áreas como contabilidade, desenvolvimento pessoal, e para isso farei cursos e investir no meu futuro”, finaliza.

Módulos

O programa será realizado no auditório do Centro da Juventude, todas às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, ao longo de quatro semanas. Para a realização do programa, a instituição segue todos os protocolos sanitários de prevenção à covid-19, conforme capacidade e higienização do ambiente.

  • O Mercado de Trabalho – Cephas
  • Formação Curricular e dinâmica de Entrevistas – CIEE
  • Tecnologia e Indústria 4.0 – Assecre
  • Empreendedorismo como opção de carreira – Sebrae
  • Inteligência Artificial no Mundo do Trabalho – Senai
  • Inovação Tecnológica e Ferramentas de Gestão – Cephas/Parque Tecnológico

Ao final dos módulos presenciais, os jovens participantes ainda podem optar por um dos cursos à distância de qualificação profissional oferecidos pelo Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

Veja também:

https://www.transitoaberto.com.br/petrobras-reajusta-o-preco-do-diesel/

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também