Foto: Reprodução
A Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), informou que, entre esta terça-feira (13) e quinta-feira (15), a passagem de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva generalizadas seguidas por raios e vento, possibilitando momentos de tempestade no Litoral Norte.
Os acumulados podem variar entre 75mm e 100mm, diante deste cenário, recomenda-se atenção especial para pessoas que moram em área de risco, pois devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais, é preciso sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.
No caso de pessoas que estejam nas praias, rios, cachoeiras ou em bloquinhos é preciso lembrar que locais abertos são mais propensos à queda de raios, logo, em caso de tempestades procure um local coberto e se proteja.
Em cachoeiras é comum a ocorrência da cabeça d’água, aquele fenômeno que provoca o aumento repentino do volume d’água, portanto esteja atento aos sinais para não ser pego de surpresa: mudança de cor da água, normalmente fica mais escura, surgimento de folhas, galhos e pedras rolando pelo rio. Diante de qualquer sinal saia imediatamente da água.
Sempre quando sair para locais sujeitos a enchentes ou enxurradas consulte a previsão do tempo para evitar aborrecimentos. Jamais enfrente a força das águas. O melhor a se fazer é esperar as águas baixarem para prosseguir viagem.
CUIDADO NAS ESTRADAS
Para quem for viajar, a Defesa Civil recomenda cuidados com a segurança na hora de dirigir, e atenção deve ser redobrada nessa época de chuvas. Verifique as boas condições do seu veículo, inclusive pneus e estepe. Em caso de chuva intensa, procure um lugar seguro para parar o carro. Não saia do carro em caso de enxurrada. Mantenha distância segura do veículo à frente. Use farol baixo, reduza a velocidade gradativamente e não freie bruscamente. Em caso de aquaplanagem, mantenha o volante reto, pare de acelerar e não freie.