Foto: Reprodução
A Defesa Civil de São Sebastião emitiu alerta para possibilidade ventos fortes de até 74km/h, entre esta sexta-feira (10) e o domingo (12). Além disso, por conta das altas temperaturas, o clima deve ser marcado pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA), podendo atingir níveis abaixo dos 30%, considerado prejudicial para saúde e meio ambiente.
De acordo com alerta, os ventos devem soprar de sudoeste para sudeste, com intensidades que devem variar de 50 a 74km/h. Condição climática que é válida até às 0h de sexta.
Com isso, a Marinha do Brasil orienta que navegantes e pescadores consultem informações das condições do tempo no Facebook do Serviço Meteorológico Marinho, antes de adentrarem ao mar.
Além disso, os ventos podem afetar a travessia de balsas entre São Sebastião e Ilhabela, podendo causar lentidão ou até mesmo a paralisação temporária dos serviços, uma vez que, de acordo com os protocolos de segurança, a travessia é suspensa quando a velocidade dos ventos ultrapassa os 46 km/h.
Apesar dos ventos, as temperaturas devem continuar altas em São Sebastião, com termômetros alcançando os 32°C, nesta quinta-feira e os 27° de máxima amanhã. Por conta disso, os índices de Umidade Relativa do Ar devem despencar, ficando abaixo dos 30%, afetando diretamente na qualidade do ar.
Com essa condição, as pessoas podem sentir ressecamento da pele, olhos e das mucosas nasais, por isso, é muito importante cuidados como a hidratação do corpo e pele. Para o meio ambiente, o tempo seco propicia o surgimento de incêndios florestais.
Segundo o Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC) e Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), o tempo deve permanecer nessas condições até domingo (12) em decorrência da atuação de um sistema de alta pressão em níveis médios da atmosfera, que contribui para que o tempo permaneça estável.