13/04/2024 12:07

Defesa Civil de São José dos Campos recebe reconhecimento do governo federal

A Defesa Civil de São José dos Campos recebeu reconhecimento do governo federal por adotar boas práticas para a população.

O Ministério do Desenvolvimento Regional destacou e certificou os mascotes Zé Garoa da Operação Verão e Dona Brasa da Operação Estiagem no eixo temático Iniciativas para as Comunidades. Foi a única cidade paulista certificada nesse quesito.

Eles foram criados pela Prefeitura com o objetivo de interagir com a comunidade, dando dicas para os munícipes. Foram elaboradas cartilhas, que estão disponíveis no site da Administração municipal.

O Zé Garoa orienta sobre como agir em casos de chuvas fortes, trovões e raios e a Dona Brasa, sobre como atuar para evitar queimadas e incêndios.

Cases de sucesso

Os dois mascotes joseenses e as Operações Verão e Estiagem foram incluídos em um grupo de 78 iniciativas de sucesso promovidas por órgãos estaduais e municipais de Defesa Civil de todo o país e que integram o Banco de Boas Práticas em Ações de Proteção e Defesa Civil lançado pelo Ministério do Desenvolvimento nesta quinta-feira (23).

O objetivo do governo federal é que estas ações sejam replicadas por governos municipais e estaduais de todo o país.

As iniciativas foram organizadas com base nos seguintes temas: Capacitação, Gestão Sistêmica, Mapeamento de Áreas de Risco, Núcleos Comunitários, Defesa Civil na Escola, Monitoramento e Alerta, Iniciativas para as Comunidades e Planos de Contingência.

Para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, coronel Alexandre Lucas, o Banco de Boas Práticas é uma importante ferramenta para a troca de conhecimentos entre agentes de Defesas Civis de todo o Brasil.

“O Banco de Boas Práticas propicia a todos os profissionais das Defesas Civis estaduais e municipais a oportunidade de conhecer o que tem sido feito de bom em outros locais e aplicar nas suas próprias localidades”, afirmou.

“Esta ferramenta será importante para melhorarmos as políticas públicas relacionadas à proteção e Defesa Civil”, completou.

Capacitação constante

A Prefeitura tem investido na capacitação constante dos agentes da Defesa Civil e voluntários da comunidade e na compra de novos equipamentos, carros e uniformes para aprimorar cada vez mais o atendimento à população.

A equipe é formada atualmente por 25 agentes e 170 voluntários treinados.

Dia Municipal do Agente da Mobilidade

São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (23), quando é comemorado o Dia Municipal do Agente da Mobilidade, uma homenagem ao grupo de agentes que atuam na cidade. A equipe é fundamental para o ordenamento do trânsito e se empenha diariamente para garantir a segurança viária no município.

O evento foi marcado por uma homenagem e reconhecimento ao trabalho dos agentes, que tiveram uma apresentação de um show de mágica que arrancou sorrisos dos servidores, além do sorteio de alguns brindes.

O agente Marcelo Morelato, de 31 anos, costuma levar o filho Matheus, de três anos, ao seu local de trabalho, mas teve um motivo especial nesta quinta-feira. “Às vezes trago ele quando estou passando por perto. Mas hoje o trouxe por causa do evento mesmo. Gosto de mostrar pra ele o que eu faço, assim como a mãe dele também”, conta.

Agente desde 2015, Morelato adora a profissão e destaca o reconhecimento da população nas operações. “Ser agente da mobilidade pra mim é muito bom, me sinto bem em ser útil e nessa função, os melhores momentos são quando ajudamos as pessoas no trânsito, a atividade que mais gosto de participar são os eventos, onde de fato há o reconhecimento dos munícipes”, conta.

Para a agente Valdete de Paula, de 49 anos, a homenagem começou ainda pela manhã. “Estava saindo do Jardim Paulista e havia uma blitz da PRF (Polícia Rodoviária Federal), passei no corredor e todos aplaudiram, fazendo reverência ao dia de hoje, fiquei muito contente”, conta.

A servidora atua na mobilidade urbana de São José há 10 anos e afirma que o reconhecimento das crianças é algo que a emociona. “Estava fazendo um trabalho numa escola com alunos de sete a dez anos e quando perguntaram para eles quem era o agente, responderam que é quem cuida deles quando atravessam a faixa de pedestre. Fiquei feliz por saber que nos vêm assim”, afirma. “Creio que meu trabalho é muito importante para São José dos Campos”, completa.

A atual Administração Municipal acredita na conscientização, já que na maioria das ocorrências os sinistros de trânsito acontecem por algum tipo de imprudência. Por esse motivo tem investido em campanhas contínuas, como o Programa Sinal de Gentileza, lançado em 2019 e que tem o objetivo de melhorar a relação entre os usuários das vias e tornar o trânsito mais seguro.

Reformulação e melhorias

No início de 2017, a Prefeitura unificou as equipes de agentes de trânsito e fiscais do transporte público, tornando-os agentes da mobilidade. A novidade tem foco no compartilhamento de recursos, um dos pilares da Administração.

Na prática, desde então, o grupo atua nas funções de monitoramento, operação, educação e fiscalização do trânsito e transporte, respaldados pelos investimentos em inovação e tecnologia para a atuação.

A atual Administração também reestruturou a estratégia de segurança no trânsito do município investindo em um trabalho integrado de engenharia, educação e fiscalização.

 

 

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também