Um grupo de pessoas com e sem deficiência visual de São José dos Campos está se mobilizando participar da sessão ordinária da Câmara Municipal desta terça-feira (29). Os participantes se reunirão na Casa Legislativa, às 16h.
A ideia do grupo é protocolar junto aos vereadores a minuta de um projeto que cria um centro de reabilitação e educação na cidade, a fim de suprir a lacuna de atendimentos deixada pelo extinto Provisão, que atendia cerca de 250 pessoas com deficiência visual e seus familiares de São José dos Campos e Região.
Segundo a líder da mobilização, a pedagoga, psicopedagoga, especialista em deficiência visual, entre outras Gorete Cortez, que tem deficiência visual, o município está sem atendimento específico de educação inclusiva e reabilitação a pessoas com deficiência visual e a familiares há cerca de cinco anos.
“A pandemia esteve e ainda está presente, mas não é um argumento que poderia ir limitar a qualidade de vida das pessoas deficientes, que é garantida por leis como a Lei Brasileira da Inclusão [Lei 13.146/2015] e decreto federal 5.296”, ressalta Cortez.
Reivindicações dos portadores de deficiência visual
O grupo também questiona a falta de profissionais qualificados para dar suporte nas escolas, esporte, lazer e cultura e as barreiras atitudinais e arquitetônicas da cidade. Com o apoio dos vereadores, o grupo espera que esses serviços especializados sejam retomados na cidade.
Foto: Divulgação/CMSJC