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Data: 05/10/2024

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05/10/2024 13:32

Deficientes auditivos já podem solicitar atendimento no app do Poupatempo

Foto: Divulgação

Os 592 mil cidadãos com deficiência auditiva que vivem no estado de São Paulo agora podem solicitar atendimento em Libras diretamente no aplicativo Poupatempo.SP.GOV.BR, que oferece acesso a mais de mil serviços digitais. Com apenas alguns cliques, os usuários podem contar com a presença virtual de intérpretes de Libras para auxiliá-los em suas demandas no Poupatempo e em qualquer outro serviço público estadual, garantindo uma experiência mais fluida, eficiente e igualitária.

Essa expansão inovadora é parte integrante do programa estadual São Paulo São Libras, promovido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD). A implementação no aplicativo foi realizada em parceria com a Prodesp, a empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo responsável pelo desenvolvimento do app.

São 1,1 mil serviços digitais disponíveis, incluindo renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, verificação de débitos de veículos, informações sobre pontos na CNH, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais, serviços municipais, entre outros. Além disso, é possível agendar gratuitamente datas e horários para atendimentos presenciais nos postos do Poupatempo.

COMO BAIXAR O APP
O app está disponível para os sistemas Android e iOS. Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos de seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por ‘Poupatempo.SP.GOV.BR’.

O acesso ao aplicativo será feito com autenticação da plataforma federal GOV.BR. O cadastro na plataforma federal pode ser feito pelo site https://acesso.gov.br ou pelo aplicativo GOV.BR, que também está disponível para Android e iOS. É totalmente gratuito e feito por qualquer pessoa que tenha CPF.

São Paulo São Libras já atende em vários municípios do estado

Lançado em outubro, o programa já se estende para 1,3 mil delegacias, 20 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diversas áreas do estado. Em um avanço adicional, neste mês de janeiro, essa iniciativa foi ampliada para o app SOU.GOV.BR, desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), visando a inclusão de 1,3 mil servidores paulistas que declararam ter deficiência auditiva.

Dentro dos serviços públicos do estado, o programa opera por meio de uma plataforma online acessível aos servidores quando um indivíduo com deficiência auditiva busca atendimento. Essa plataforma conecta-os a uma Central de Interpretação de Libras, um serviço que oferece interpretação simultânea por meio de videochamada, em tempo real, realizada por intérpretes de Libras. Na prática, o intérprete utiliza a linguagem de sinais para se comunicar com a pessoa surda e traduz as informações para o servidor em português.

Para garantir uma implementação eficiente, todos os servidores estaduais recebem treinamento sobre como utilizar o sistema e solicitar a presença de um intérprete. A Central funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, contando com cerca de cem intérpretes de Libras qualificados e experientes na interpretação simultânea entre Libras e português. Esses profissionais foram contratados por meio de parcerias com a organização da sociedade civil AME-SP e o ICOM.

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