A Prefeitura de São José dos Campos recolheu neste sábado (10), em bairros da região sul do município, 1.990 quilos de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.
Ao todo, a ação abrangeu 6.140 imóveis, 4.211 foram visitados, outros 1.678 estavam fechados e 251 desabitados. Foram visitados imóveis no Jardim Satélite, Conjunto Residencial Cidade Jardim e Residencial Jardins, ambos na região sul.
Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira (7), com a visita dos ACEs (Agentes de Combate às Endemias) para conscientização e orientação aos moradores sobre a dengue e tiveram o reforço de três caminhões e dois carros de som.
Objetos que podem ser criadouros de dengue
Entre os inservíveis estão latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água. Não foram recolhidos terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas.
Ações da Prefeitura
A ação integra uma série de atividades que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem realizando para o controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal) nos bairros da região.
Os ACE’s (Agentes de Combate a Endemias) também estão atuando em atividades extras aos finais de semana. A população pode consultar a lista, com os nomes, matrícula e foto, dos agentes no site da Prefeitura.
Foto: Claudio Vieira/PMSJC