A Prefeitura de São José dos Campos iniciou atividades de combate e controle ao mosquito da dengue (Aedes aegypti) na Vila Tatetuba e suas adjacências, na região leste. Ao todo, serão visitados um total de 7.498 imóveis, divididos em 199 quadras.
A atividade contará com 3 caminhões, 2 carros de som e também com seis equipes de ACE’s (Agentes de Combate a Endemias). O objetivo da ação é recolher o maior número possível de materiais inservíveis e diminuir a disponibilidade de criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika e chikungunya.
No sábado (13), os moradores dos bairros deverão deixar os inservíveis que possam servir de criadouros (latas, potes, garrafas, lona, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou qualquer outro recipiente que acumule água) em frente aos imóveis, das 7h às 12h, para que seja feito recolhimento.
Terra, entulho de construção, tábua, madeira, móveis velhos, roupas, lixo orgânico, folhas e restos de podas não serão recolhidos.
Ações da Prefeitura contra a dengue
A ação integra uma série de ações que o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) vem realizando para o controle de criadouros, busca ativa de casos suspeitos e controle químico (nebulização, focal e perifocal) nos bairros da região.
Os ACE’s (Agentes de Combate a Endemias) também estão atuando em atividades extras aos finais de semana. A população pode consultar a lista, com os nomes, matrícula e foto, dos agentes no site da Prefeitura.
Foto: Adenir Britto/ PMSJC