03/03/2024 16:34

Dezembro Vermelho: Brasil registra aumento dos casos de Aids entre homens jovens; especialista destaca a importância da prevenção e conscientização

Foto: Divulgação

No mês de Dezembro, a campanha Dezembro Vermelho vem para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção contra a Aids, que ainda é uma das principais preocupações de saúde pública no Brasil.

Segundo dados recentes do Ministério da Saúde, o Brasil registrou um aumento nos casos de HIV/AIDS em homens com idade entre 15 e 29 anos. Em 2021, eles representavam 53,3% das pessoas infectadas. Em outras faixas etárias, no entanto, houve redução de casos.

De acordo com o professor da Faculdade Serra Dourada de Lorena e enfermeiro Pedro Ibarra, a prevenção é crucial. “A Aids ainda é uma doença preocupante no Brasil. Uso de preservativos, a expansão da Profilaxia Pré exposição (PrEP), maior facilidade de acesso a Profilaxia Pós Exposição (PEP), testagem regular, educação sobre práticas sexuais seguras e o acesso a informações precisas são essenciais para reduzir o número de novos casos”, comenta

Outro ponto importante de salientar, de acordo com Pedro, é que, embora as pessoas que vivem com HIV hoje em dia disponham de tratamentos eficazes que não somente prolongam, mas também oferecem uma boa qualidade de vida, não se pode esquecer que, para isso, elas precisam tomar regular e constantemente medicações e ter uma rotina bem rígida de cuidados, exames e controles médicos, já que ainda se trata de uma infecção sem cura.

Como Procurar Ajuda:
Em caso de dúvidas, suspeitas ou diagnóstico positivo, Pedro Ibarra orienta a população a procurar ajuda profissional.” Os serviços de saúde oferecem testes gratuitos, através de consultas com o enfermeiro e acompanhamento médico, garantindo um suporte adequado. É fundamental promover diálogos abertos, desmistificar tabus e garantir que as pessoas saibam onde encontrar ajuda e apoio”, afirma.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também