22/02/2024 13:26

Dia Mundial dos Professores, hoje 5 de outubro

Professores

Hoje 5 de outubro, o Dia Mundial dos Professores comemora o aniversário da aprovação da Recomendação da OIT/UNESCO de 1966 relativa ao Estatuto dos Professores de 1966. Esta recomendação estabelece referências sobre os direitos e responsabilidades dos professores e padrões para sua formação e educação inicial, bem como seu recrutamento, emprego e condições de ensino e aprendizagem.

A Recomendação relativa ao Estatuto do Pessoal Docente do Ensino Superior foi aprovada em 1997 para complementar a recomendação de 1966, abrangendo o pessoal docente e pesquisadores no ensino superior.

Com a aprovação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre educação, e a meta ODS 4.c dedicada aos professores, que reconhece que eles estão a chave para se alcançar da Agenda de Educação 2030, o Dia Mundial do Professor se tornou a ocasião para marcar o progresso e refletir sobre as maneiras para combater os desafios que ainda restam para a valorização da profissão de ensino.

O Dia Mundial dos Professores é celebrado em parceria com o UNICEF, a OIT e a Education International.

As celebrações do dia mundial do professor em 2021

Em 2021, o Dia Mundial dos Professores celebra o tema “Professores: lidar com a crise e reimaginar o futuro”. O dia fornece a ocasião para celebrar a profissão docente em todo o mundo, para fazer um balanço das realizações e chamar a atenção para as vozes dos professores, que estão no centro dos esforços para atingir a meta de educação universal de não deixar ninguém para trás.

A pandemia da COVID-19 se somou de forma significativa aos desafios já enfrentados pelos sistemas de educação excessivamente estendidos por todo o mundo. Não é exagero dizer que o mundo está em uma encruzilhada e, agora mais do que nunca, devemos trabalhar com os professores para proteger o direito à educação e orientá-los com relação ao desdobramento do cenário provocado pela pandemia.

A questão da liderança dos professores em relação a respostas às crises não é apenas oportuna, mas fundamental em termos das contribuições que os professores têm feito para fornecer ensino remota, apoiar populações vulneráveis, reabrir escolas e garantir que as lacunas de aprendizagem sejam mitigadas. As discussões em torno do Dia Mundial dos Professores também abordam o papel dos professores na construção da resiliência e na definição do futuro da educação e da profissão docente.

Este ano, devido à situação atual, as celebrações ocorrerão online. Assim como a cerimônia de abertura do Dia Mundial dos Professores e a cerimônia de entrega do Prêmio UNESCO-Hamdan, em 05 de outubro, e a cerimônia de encerramento, em 12 de outubro. Haverá uma série de eventos nacionais, regionais e Internacionais ao longo da semana.

Professores

Portugal

As duas principais estruturas sindicais da Educação vão hoje assinalar o Dia Mundial do Professor com uma manifestação em Lisboa e um `webinário` sobre a atratividade da profissão docente.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) volta a organizar a habitual manifestação nacional de dia 05 de outubro.O protesto realiza-se em Lisboa durante a tarde. A partir das 14:30, os professores começam a concentrar-se junto ao Largo de Santos e seguem depois para o Ministério da Educação.Para a Fenprof, a manifestação acontece numa altura em que se vive um “quadro de grande ataque à dignidade profissional docente e de enorme desrespeito pelo direito à negociação coletiva”.

Entre as principais reivindicações, a estrutura sindical sublinha a recomposição da carreira, o regime de aposentação e rejuvenescimento da profissão, horários e condições de trabalho, precariedade profissional e o regime de concursos.

Com motivações semelhantes, a Federação Nacional da Educação (FNE) vai também assinalar Dia Mundial do Professor, mas sem sair à rua.

Aquela que é também uma das principais estruturas sindicais representativa dos profissionais da Educação vai organizar o `webinário` “Sindicatos pela atratividade da profissão docente”.

O evento, que vai decorrer por videoconferência, pretende colocar em cima da mesa o tema da atratividade da carreira docente em todas as suas etapas.

“Seja no princípio, no meio ou no fim da carreira, todos os educadores, professores, formadores e investigadores merecem um percurso profissional capaz de dar resposta, em cada momento, aos seus desafios, às suas necessidades e às condições dignas de desenvolvimento educativo”, escreve a FNE na descrição do `webinário`.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também