Foto: Internet
Neste domingo (27) é comemorado o Dia Nacional do Muriqui. Os muriquis (Brachyteles arachnoides e Brachyteles hypoxanthus) são os maiores macacos das Américas, vivem exclusivamente em áreas de Mata Atlântica e são duas das espécies mais ameaçadas do planeta.
São Francisco Xavier abriga uma das maiores população de muriquis-do-sul do país e, em razão da importância dessa data, a comunidade do distrito e turistas que passarem pela praça Cônego A. Manzi poderão saber um pouco mais sobre o muriqui e as outras 5 espécies, provando a importância de SFX para a conservação de primatas brasileiros.
A programação envolve música, oficina de origami, e entrega do “Diploma amigo dos primatas” aos proprietários de sítios e fazendas e funcionários colaboradores do Programa Primatas.
O distrito conserva importantes remanescentes que dominam a paisagem, propiciam a sobrevivência dos muriquis – que precisam de grandes áreas para sua sobrevivência – além dessa biodiversidade viabilizar a geração de atividades que podem gerar emprego e renda para os moradores do Distrito.
Na última semana, pesquisadores fizeram palestras na Escola Estadual Armando D’Oliveira Cobra, para jovens do ensino médio de São Francisco Xavier, falando sobre as atividades de pesquisa, os animais e profissões desenvolvidas em áreas naturais, com observação de primatas.