Foto: Divulgação
O documentário “Travesqueen – A Cultura de Ballroom no Vale do Paraíba” será lançado no dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro Municipal Ariano Suassuna, em Jacareí. Com a crescente visibilidade das drag queens na música, exemplificada por figuras como Pabllo Vittar e Gloria Groove, a sociedade tem reconhecido cada vez mais a atuação dessas artistas.
No Vale do Paraíba, não é diferente. Diversas drag queens têm se destacado, contribuindo significativamente para a cultura e o entretenimento local. O documentário, dirigido por Morgana Loren e Danilo Morales, explora as raízes e trajetórias dessas artistas na região. A produção financiada pela Lei Paulo Gustavo de Jacareí narra as histórias de travestis e transexuais de várias cidades do Vale, que encontram nos palcos um espaço de expressão artística e de luta por direitos.
O filme destaca as pioneiras da cena drag no Vale do Paraíba, incluindo Morgana Loren, que também atua como coprodutora. Durante a première, haverá um evento de “ballroom”, celebrando a diversidade de sexualidade, gênero e raça, com a participação de algumas das drags entrevistadas no documentário.
A apresentação é gratuita e ocorre no dia 10 de agosto, às 20h, no Teatro Ariano Suassuna, localizado na Av. Engenheiro Davi Monteiro Lino nº 3.595 – Parque dos Sinos – Jacareí.