Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 20/09/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

20/09/2024 12:38

Dose de reforço contra a Covid-19 em Jacareí. Confira a programação!

Dose de reforço: Na quarta (24) e quinta (25), a Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a aplicação do reforço da vacina contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, que tenha tomado a segunda dose, ou a dose única, há mais de cinco meses.

A Campanha de Vacinação contra a Covid-19 segue também com a aplicação da primeira dose, para pessoas acima de 12 anos, e da segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. Confira, a seguir, o cronograma completo.

dose

Quarta-feira (24)

1ª para toda a população acima de 12 anos, que ainda não tomou a vacina.

2ª Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 3 de novembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)

2ª AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 29 de setembro ou em data anterior.

2ª Pfizer: para os maiores de 12 anos, que receberam a primeira no dia 3 de novembro ou em data anterior.

Dose de Reforço: para todos acima de 18 anos, que tomaram a segunda ou dose única no dia 24 de junho ou em data anterior.

Quinta-feira (25)

1ª  para toda a população acima de 12 anos, que ainda não tomou a vacina.

2ª Coronavac: para aqueles que receberam a primeira no dia 4 de novembro ou em data anterior. (Somente na UBS Central)

2ª AstraZeneca: para aqueles que receberam a primeira no dia 30 de setembro ou em data anterior.

2ª Pfizer: para os maiores de 12 anos, que receberam a primeira no dia 4 de novembro ou em data anterior.

Dose de Reforço: para todos acima de 18 anos, que tomaram a segunda ou dose única no dia 25 de junho ou em data anterior.

dose

Locais e Horários para tomar a dose de Reforço

O atendimento será feito das 9h às 17h em todas as Unidades Municipais de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde. Na UBS Central, o atendimento será das 9h às 19h. Confira os endereços das Unidades de Saúde de Jacareí.

Atenção! A aplicação da segunda da vacina Coronavac será realizada exclusivamente na UBS Central.

Documentação

É preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. Para segunda ou dose de reforço, é preciso apresentar, também, o cartão de vacinação comprovando o recebimento da primeira ou das duas doses.

Imunização de Jovens

Esse público-alvo deve comparecer ao ponto de vacinação acompanhado dos pais ou responsáveis, ou apresentar o termo de autorização para vacinação devidamente preenchido e uma cópia do documento do responsável.

dose

Aplicativo ‘VaSim’

O aplicativoVaSim Jacareí’ já pode ser baixado! Ele permite o cadastro e agendamento online, de maneira fácil e rápida, para a vacinação contra a Covid-19 no município. Por meio dele, a população é informada sobre o cronograma da vacinação na cidade, recebendo alertas sobre a importância de se imunizar corretamente. Para se cadastrar, basta fazer o download do aplicativo, que está disponível para os smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Início da Covid no Brasil

A pandemia de COVID-19 no Brasil teve início em 26 de fevereiro de 2020, após a confirmação de que um homem de 61 anos de São Paulo que retornou da Itália testou positivo para o SARS-CoV-2, causador da COVID-19. Desde então, em 23 de novembro de 2021, confirmaram-se 22 019 870 casos, segundo o Ministério da Saúde, causando 612 782 mortes.

O número de pessoas recuperadas da doença, é de 21 230 357. A transmissão comunitária foi confirmada para todo o território nacional.

A pandemia afetou a economia do país, que vinha se recuperando da crise econômica de 2014. Em 30 de março de 2020, pela primeira vez, foi prevista uma retração no Produto Interno Bruto (PIB) para o ano, atrasando mais ainda o fim da crise e a retomada do crescimento.

Como consequência a crise econômica gerada atingiu setores diversos, que inclui os de serviços essenciais. Como medida de enfrentamento a crise, o Congresso Nacional aprovou o auxílio emergencial, posteriormente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Com novos casos confirmados do novo coronavírus e por consequência o isolamento social, outros setores, como da imprensa, cultura, esporte e religião foram afetados; escolas e universidades tiveram as aulas suspensas; na política, o Senado Federal pela primeira vez na história iniciou a sessão virtual; na linha de frente do combate ao coronavírus, afetou profissionais de saúde, que perderam suas vidas.

A partir de abril, a doença atingiu indígenas brasileiros, posteriormente causando a morte de 92 índios. Já nas favelas na cidade do Rio de Janeiro, o número de mortes chegou a quase 100.

Veja também