Seja bem-vindo(a) ao Trânsito Aberto

Data: 06/10/2024

Fonte de dados meteorológicos: Wetter 30 tage

06/10/2024 16:25

Educador nota 10! Professoras de São José são finalistas do prêmio

O Prêmio Educador Nota 10 da Fundação Victor Civita selecionou 50 professores que se destacaram e mostraram excelência em suas práticas no cenário atual, trabalhando pela Educação Básica brasileira. Entre eles, duas professoras são da rede de ensino municipal de São José dos Campos. Os desafios da Educação durante a pandemia nos anos de 2020 e 2021 conduziram educadores de todo o mundo a práticas inovadoras.

As educadoras, assim como milhares de professores da rede municipal, compartilham entre si ideias inovadoras, vontade de fazer a diferença e dedicação no trabalho diário dentro das escolas.

Representando o Ensino Fundamental das 50 escolas municipais, Michelle Dallacqua da Silva concorre ao prêmio com a “Galeria – Animais de Estimação”, realizada com alunos da Alfabetização da EMEF Jacyra Vieira Baracho.

Já na Educação Infantil, Daniela Valadão, da EMEI Padre José Rubens Franco Bonafé, foi selecionada entre os ‘top 50’ com o projeto “Mandalas de chão – a natureza é o meu brinquedo”, feito com crianças de 4 e 5 anos.

Educação Infantil

“Estou bastante feliz com a indicação e por representar nossa cidade. Eu realmente acredito no poder da Educação de São José dos Campos”, disse, de forma emocionada, Daniela.

Ela realizou o projeto em 2021 com crianças de 4 e 5 anos da Emei Padre José Bonafé, na Vila Cândida.

Após o retorno para as atividades presenciais na escola, a professora conta que percebeu os sinais do impacto do isolamento e da exposição às telas de aparelhos eletrônicos entre as crianças. A partir desta constatação, convidou os pequenos a interagirem com elementos da natureza na hora de brincar.

Com estímulos, música e sons da natureza, as crianças começaram a experiência de criar e brincar com conchinhas, pedras variadas, pinhas, folhas e sementes, entre outros materiais. Aos poucos, os bons resultados foram surgindo com a melhor interação e comunicação entre os pequenos.

Para Daniela, “a motivação do projeto foi toda voltada às crianças, pensando em estimular a inteligência e o potencial de cada uma. Agradeço às crianças o tempo todo, pois tudo é feito da melhor maneira para elas”.

Ensino Fundamental 

A Alfabetização ganhou ares criativos e chamou a atenção do 1º ano da Emef Profª Jacyra Baracho, no Jardim Veneza, a partir das histórias dos animais de estimação dos próprios estudantes.

O projeto de Michelle Dallacqua da Silva, professora de Língua Portuguesa, despertou o interesse dos alunos por meio de pesquisas (com textos e fotos), criação de fichas técnicas e galeria virtual de cada pet.

“Os alunos liam textos e respondiam perguntas, depois tinham que falar sobre o bichinho deles e montar a galeria. Assim, eles foram se envolvendo e aprendendo”, afirmou Michelle.

“Ver nosso trabalho ser reconhecido e as crianças aprendendo é uma grande alegria. Esse é o sentido do verdadeiro prêmio”.

Fernanda Cardoso Landim, que tem 8 anos e é do 3º ano, aprovou o projeto da professora.

“Achei muito legal fazer a ficha técnica do meu bichinho de estimação, a minha cachorrinha Pandora. Aprendi sobre os animais, escrevi a ficha e gostei. Ela é uma boa professora. Tomara que ganhe o Prêmio”, disse a estudante.

Segundo Davi Santos Miguel de Almeida, de 8 anos e também do 3º ano, o projeto foi importante para “aprender a cuidar melhor dos animais”.

“Espero que a professora consiga o Prêmio. Gosto das aulas dela, é uma das melhores. Eu gosto muito de poder vir para minha escola, sabia?!”, afirmou Davi.

O prêmio – Educador nota 10

Os trabalhos selecionados pelo Prêmio Educador nota 10, são de 14 estados e abrangem da Educação Infantil ao Ensino Médio, incluindo a EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o AEE (Atendimento Educacional Especializado). Nas próximas fases da premiação são escolhidos 10 trabalhos e, por fim, o vencedor.

O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita com objetivo de reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país.

Fotos: Claudio Vieira/ PMSJC

 

Veja também