Foto: Divulgação
A Embraer, referência em inovação e líder na indústria aeroespacial, está com inscrições abertas para as turmas de 2025 do Programa de Especialização em Software e Ciência de Dados (PES). Em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o curso de pós-graduação lato sensu será oferecido na modalidade a distância, com duração de nove meses e 30 vagas disponíveis.
Os participantes receberão um auxílio inicial de R$ 3 mil, além de bolsas mensais de R$ 5 mil. O PES visa formar profissionais qualificados para atender à crescente demanda no setor, com um índice de contratação que ultrapassa 95% entre os egressos.
A vice-presidente de Pessoas, ESG e Comunicação Corporativa da Embraer, Andreza Alberto, enfatiza que o programa está alinhado a um plano estratégico robusto focado em novas tecnologias e eficiência. “Nosso otimismo em relação ao futuro do negócio reflete a necessidade constante de profissionais qualificados”, afirma.
O coordenador do programa na UFPE, professor Adriano Sarmento, destaca a relevância da formação prática e interativa que o PES oferece. Os alunos aprendem a aplicar conceitos em problemas reais da indústria aeronáutica, com um conteúdo curricular atualizado anualmente para atender às novas demandas tecnológicas.
Das 30 vagas, 10 serão destinadas a especialistas em Ciências de Dados e 20 em Software Embarcado. Podem se inscrever pessoas graduadas em Ciências Exatas entre 2019 e 2024, preferencialmente com inglês avançado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.embraer.com/pes até o dia 10 de novembro.
Os candidatos passarão por uma prova que avaliará conhecimentos em Algoritmos, Estruturas de Dados, Probabilidade, Estatística e Matemática para Ciência da Computação, além de uma entrevista. O resultado da seleção será divulgado até o fim de fevereiro.
As aulas da quarta edição do PES terão início em março e incluirão módulos teóricos e um projeto prático sob a orientação da UFPE e profissionais da Embraer. Os alunos também contarão com mentoria e atividades focadas no desenvolvimento de habilidades comportamentais, complementando sua formação técnica e acadêmica.