Foto: Divulgação
A Embraer e a AICAT, associação que representa a indústria aeroespacial da Áustria, deram um passo significativo para fortalecer a cooperação internacional no setor aeroespacial. As duas entidades assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de aprimorar os laços já estabelecidos e abrir novas oportunidades de colaboração.
De acordo com a Embraer, a parceria permitirá a realização de pesquisas conjuntas, o desenvolvimento de novas tecnologias e a integração da rede de empresas austríacas na cadeia de suprimentos dos programas de aeronaves da companhia brasileira. A AICAT, que faz parte da Câmara Econômica Federal Austríaca (WKO), representa toda a comunidade de tecnologia de aviação na Áustria.
Reinhard Marak, CEO da AICAT, expressou otimismo com a nova parceria. “A AICAT representa cerca de 100 empresas austríacas de aviação, a maioria das quais são pequenas e médias empresas que integram a cadeia de suprimentos do setor. Para nós, uma cooperação intensificada com a Embraer, sustentada por um MoU, é uma grande oportunidade. Isso ajudará tanto a Embraer quanto o setor aeronáutico austríaco, criando uma colaboração mais estruturada de benefício mútuo”, afirmou.
Marcio Monteiro, Vice-Presidente de Inteligência de Mercado da Embraer Defesa & Segurança, também destacou a importância do acordo. “A Embraer e a Áustria vêm construindo um relacionamento de longo prazo há muitos anos, e essa parceria continuará avançando com o novo Memorando de Entendimento. Agradecemos à AICAT, às empresas locais e aos representantes do governo austríaco por este importante passo em nossa parceria”, disse.
O anúncio foi feito na sede da Embraer, em São José dos Campos. Após a cerimônia, representantes de empresas aeroespaciais austríacas e do governo austríaco tiveram a oportunidade de se reunir com especialistas da Embraer em diferentes tecnologias para explorar oportunidades de cooperação. Este marco representa um avanço significativo na cooperação internacional no setor aeroespacial, abrindo novas possibilidades para ambas as partes.