25/05/2024 17:19

Embraer fecha segunda parceria em uma semana

Há quatro anos, a Embraer começou a apostar seriamente em inovação, e começou a incubar a startup de Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês) Eve, lançada em outubro de 2020. E os investimentos começam a dar frutos neste mês de junho de 2021.

Depois da parceria com a Halo para desenvolver produtos e serviços de UAM nos Estados Unidos e Reino Unido, na semana passada, hoje a Eve anunciou acordo com a Helisul para desenvolver o ecossistema deste novo tipo de transporte urbano no Brasil.

A Halo fez um pedido inicial de 200 veículos, e a Helisul reservou até 50 veículos para as operações no Brasil, com o início das entregas previsto para 2026.

O eVTOL é um veículo projetado para ser 100% elétrico, silencioso, com decolagem e pouso verticais, semelhante aos movimentos de um helicóptero.

A Embraer não divulga os valores investidos na Eve, empresa que foi tornada independente, inclusive com uma gestão separada da fabricante de aeronaves.

O CEO da companhia é André Stein, que liderou o time que lançou os E-Jets E2, segunda geração de jatos comerciais da Embraer.

Em comunicado conjunto, as duas empresas afirmam que o objetivo é “criar um ambiente seguro e escalonável” para expandir a atuação do eVTOL, inclusive com espaços para criação dos chamados “vertiportos”.

Eve e Helisul planejam iniciar a parceria trabalhando em uma prova de conceito, em que helicópteros serão utilizados para validar parâmetros da operação do novo veículo.

Gostou do conteúdo, compartilhe agora mesmo!

Leia também

Veja também