Foto: Divulgação
A Embraer superou a fabricante de aviões norte-americana Cessna, pertencente ao grupo Textron Company e se consolidou como a preferida nos Estados Unidos no segmento de jatos de pequeno porte.
Por 15 anos, o jato executivo Cessna Citation Excel ocupou a posição principal no mercado norte-americano. No entanto, em 2023, o Phenom 300 da empresa joseense assumiu o posto de modelo mais popular no país. As informações são da Bloomberg.
A diferença da quantidade de pousos e decolagens entre as aeronaves das companhias é pequena, mas foi suficiente para acabar com o reinado da Cessna.
De acordo com dados da Administração Federal de Aviação dos EUA (Federal Aviation Administration – FAA), o Phenom 300E registrou 360.300 decolagens e pousos nos aeroportos dos Estados Unidos nos últimos 12 meses até agosto desse ano.
No mesmo período, o Cessna Citation Excel teve 358.900 operações de decolagem e pouso, 1.400 a menos do que o jato particular da Embraer.
Alta na entrega de jatos
A Embraer informou no início de agosto que entregou 47 jatos no segundo trimestre de 2023. Desse total foram 17 comerciais e 30 executivos (19 jatos leves e 11 jatos médios).
Até então, apenas neste ano, a empresa brasileira entregou 62 aeronaves, sendo 24 comerciais e 38 executivas. O total corresponde a um aumento de 47% nas entregas quando comparado com o segundo trimestre de 2022.
Phenom E300
Apesar de comportar até 9 passageiros, o Phenom 300E é reconhecido por sua maior eficiência econômica, consumindo menos combustível e oferecendo maior velocidade e alcance, além de um custo aproximadamente um terço menor do que o Cessna Citation Excel, conforme afirmou Brian Foley, consultor de aviação privada, em uma entrevista à Bloomberg.
Segundo a Embraer, o Phenom 300E tem o mais alto padrão de excelência na categoria de jatos leves e possui o menor custo de operação e manutenção entre os seus pares.